A gente adora assistir aos concursos de miss e admirar a beleza das concorrentes, não é mesmo? Mas o que poucos sabem é que, não raro, aquelas mulheres são submetidas a pressões e cobranças muito cruéis para conquistarem as medidas exatas exigidas na competição. Essa realidade está sendo escancarada nas redes sociais em um texto publicado nesta quinta-feira (5) pela modelo plus size sul-africana Marciel Hopkins, que foi finalista da edição de 2015 do Miss África do Sul.
À época da competição, Marciel fez o impossível para emagrecer. E conseguiu: ela perdeu 14 quilos! “A foto da esquerda foi tirada cinco meses depois de treino intenso e NENHUM consumo de carboidratos, carne vermelha e álcool. Chocolate, bolo e doces eram palavrões!”, relata a modelo. “Eu treinava de 2 a 3 horas por dia e até fazia sessões de cardio nos fins de semana”, completa.
Leia mais: “A minha celulite está mudando vidas”, diz modelo plus size sobre autoaceitação
https://www.instagram.com/p/BJwi0q6DJrY/
O resultado foi um corpo mais sequinho, mas também uma saúde comprometida. “Meus seios diminuíram dois tamanhos e minha menstruação foi interrompida. Nesse dia específico da foto, cheguei em casa congelando depois do ensaio e jantei uma maçã pequena”, conta Marciel.
No fundo, ela sabia que esse estilo de vida não seria sustentável. Então, seis meses após o concurso, a sul-africana já havia retomado a sua melhor forma. “Meu corpo sempre foi naturalmente curvilíneo, o que me permite ser uma modelo com curvas, se conseguir manter hábitos saudáveis”, declarou Marciel ao site sul-africano You.co.za.
Entenda: Por que a modelo plus size Ashley Graham é uma inspiração fitness
No texto publicado recentemente, a modelo conta que se sente muito melhor assumindo quem é. “Não vale a pena brigar diariamente contra a comida ou o seu corpo. Corpos são diferentes, não podemos ser todos iguais”, pontua. Marciel propõe que, em vez de estabelecermos objetivos irreais, devemos buscar a versão mais feliz e saudável de nós mesmas – física e mentalmente.
“Não brigue contra algo que é parte de quem você é. Autoaceitação é um relacionamento que você precisa trabalhar todo dia. Faça do seu corpo seu melhor amigo”, escreveu. É isso aí!