Banho quente de imersão queima 140 calorias, revelam pesquisadores
Este é o mesmo gasto calórico de meia hora de caminhada
Aqui vai uma boa notícia: um delicioso banho quente de imersão (daqueles em banheira) pode te ajudar a queimar algumas calorias enquanto você relaxa. Pode acreditar. É a ciência que diz!
De acordo com uma nova pesquisa da Universidades Nottingham Trent e Loughborough (Reino Unido), publicada no Jornal de Fisiologia Aplicada, é possível queimar até 140 calorias no conforto de sua própria casa. Segundo os pesquisadores, para isso acontecer, basta permanecer por uma hora imerso em uma banheira com água a 39ºC. Os resultados foram obtidos a partir de testes com dez homens acima do peso.
Mas por que, afinal, tantas calorias são queimadas? “Quando você entra em um banho quente, seu corpo tem que evitar o superaquecimento”, explicou ao site de notícias ShorList o pesquisador Steve Faulkner, da Universidade Nottingham Trent. “Os vasos sanguíneos se dilatam para tentar transferir parte do calor do sangue para a atmosfera circundante. Essa mudança, então, tem impacto na pressão sanguínea. Por isso, para manter a pressão estável, a frequência cardíaca também aumenta”, diz ele. E você já deve saber: quando os batimentos se aceleram, aumenta o gasto calórico.
O estudo também descobriu que o banho quente de imersão é capaz de trazer outros benefícios: ele ajuda a manter níveis saudáveis de açúcar no sangue e ainda melhora a qualidade do sono. Mas não pense em desistir dos exercícios e ficar apenas com os banhos de imersão para queimar calorias! Os pesquisadores alertam que a água quente não funciona como um atalho para o bom condicionamento físico.
Mingau de quinoa com frutas: a receita perfeita para aquecer seus dias de inverno
Black Friday: bases, pincéis, batons e mais maquiagens em promoção
Nicole Bahls congelou óvulos aos 28 anos: afinal, há uma idade certa?
Ana Paula Siebert detalha retirada de DIU após rara complicação
Por que você deve incluir a casca do abacaxi na sua dieta diária