Principais funções da água no organismo
Transporte de nutrientes
Segundo a nutricionista e diretora clínica da Dietnet Nutrição, Saúde e Bem-Estar, Lara Natacci, “a água é importante para tudo, pois todas as reações do corpo ocorrem em meio aquoso, tanto o que colocamos para dentro, através da digestão e da absorção, como o que eliminamos com as excreções”. A água funciona como um meio de transporte dos nutrientes e de qualquer outra substância para todo o nosso organismo. E também transporta os resíduos, ajudando a eliminar as toxinas, principalmente pela urina.
Proteção e bom funcionamento do cérebro
A maior parte do cérebro é composta por água, presente também no líquor, que lubrifica as membranas que o envolvem. Esse líquido ajuda a proteger a massa encefálica no caso de deslocamento do crânio. O cérebro é um tecido metabolicamente muito ativo e, por isso, requer muitos nutrientes, que melhoram, por exemplo, a comunicação entre os neurônios.
Equilíbrio da temperatura
Ela também serve como um regulador da temperatura corporal, através da transpiração, como forma de resfriar o corpo. Por isso, suamos mais em dias quentes ou quando nos exercitamos.
Respiração, articulações e funções renais
O líquido age ainda como um lubrificante, amortecendo as articulações e evitando o atrito entre os ossos. Também auxilia na respiração, pois dilui o muco, o que facilita a expectoração de resíduos pulmonares. Além disso, reduz a retenção de líquidos, estimulando as funções renais.
Hidratação e proteção da pele
A água também colabora para manter a pele hidratada e, por consequência, mais viçosa e bonita, prevenindo o envelhecimento precoce. Segundo a dermatologista Luiza Archer, “pessoas que não têm uma boa ingestão de água ficam com a pele seca. Sem essa hidratação de dentro para fora, a formação do filme lipídico, que é a barreira que protege a pele e o couro cabeludo contra as agressões externas, como infecções, não consegue se formar adequadamente”.