Continua após publicidade

Sou vegetariana, preciso repor vitamina B12? Saiba tudo sobre aqui

A vitamina, presente principalmente em alimentos de origem animal, colabora para a manutenção do sistema nervoso e bem-estar geral do organismo.

Por Marcela De Mingo
14 ago 2021, 09h00
Cápsulas espalhadas sobre fundo amarelo vivo
A vitamina B12 tem uma atuação direta sobre o sistema nervoso, protegendo estruturas importantes para o funcionamento dos neurônios. (Karolina Grabowska/Pexels)
Continua após publicidade

As vegetarianas e veganas com certeza já ouviram a pergunta: “mas como você faz com a vitamina B12?”. Pois é, uma substância importantíssima para o bom funcionamento do corpo humano, muitas vezes fica esquecida numa alimentação sem proteína animal. Mas vamos entender melhor para que ela serve e como mantê-la presente adequadamente na rotina? 

Para que serve a vitamina B12? 

De acordo com a nutróloga Dra. Karla Confessor, a vitamina B12 tem uma atuação direta sobre o sistema nervoso, protegendo estruturas importantes para o funcionamento dos neurônios. Não só isso, mas ela também atua na manutenção de todo o organismo, em especial, dos sistemas sanguíneo e cardiovascular. 

De fato, encontrar a vitamina B12 e incluí-la na alimentação não é difícil. Ela está presente em peixes de águas frias (salmão, atum, truta, etc.), carnes bovinas e suínas (com destaque para o fígado de boi), em ostras, ovos, leites e derivados. Ao mesmo tempo, aí também reside uma questão: pessoas que não consomem esses alimentos, ou os consomem em quantidades muito reduzidas e limitadas (por exemplo, vegetarianos que comem ovo poucas vezes na semana) podem sofrer de deficiência dessa vitamina tão essencial. “A deficiência dessa vitamina no organismo é responsável por deixar as pessoas improdutivas e com uma sensação frequente e constante de cansaço”, explica ela. 

Aliás, falando especificamente na deficiência dessa substância, ela pode levar a uma série de alterações na qualidade de vida de uma pessoa, principalmente a quadros de demência, depressão, anemia e trombose, por exemplo. Anemia, fadiga e indisposição também são comuns, assim como dificuldade de concentração e de memorização. De maneira mais grave, a deficiência de B12 pode gerar alucinações e desordens mentais, problemas de coordenação motora, inflamações na boca, estômago e intestino, falta de ar e icterícia (pele amarelada). 

 Quando fazer suplementação de B12?

Seja vegetariano, vegano ou carnívoro, é possível que você também já tenha ouvido falar sobre a suplementação de vitamina B12. E, considerando os quadros apresentados acima, é compreensível o porquê da sua necessidade. No entanto, a suplementação só é possível se houver comprovação médica de sua deficiência. 

Continua após a publicidade

A suplementação de vitamina B12 deve ser feita sempre que haja comprovação da sua necessidade através do resultado do exame de sangue solicitado por médico”, diz a nutróloga. “Há pessoas que não comem carne e apresentam excelentes níveis dessa vitamina na corrente sanguínea, enquanto inúmeras pessoas que consomem ingredientes animais com frequência sofrem com a deficiência de B12.”

Isso significa que a suplementação depende de uma série de fatores, mas é sempre importante consultar um médico caso você apresente algum dos sintomas citados acima. 

“Normalmente, a suplementação é feita a partir de injeções de B12, especialmente nos casos mais graves de deficiência. A manutenção e o controle do déficit podem ser feitos com o consumo diário (ou em frequência mais espaçada, de acordo com o critério médico) de cápsulas”, explica a Dra. 

É essencial também consultar um nutricionista periodicamente para saber se a sua alimentação diária está correspondendo às necessidades do seu biotipo e buscar fazer refeições equilibradas na maior parte do dia.  

Publicidade