Continua após publicidade

Como superar alguém com quem você nunca ficou?

Superar o fim daquilo que poderia vir a ser um relacionamento pode ser tão doloroso quanto um namoro

Por Amanda Ventorin
Atualizado em 5 abr 2022, 13h18 - Publicado em 5 abr 2022, 10h00
mulher olhando o celular
 (mikoto.raw Photographer/Pexels)
Continua após publicidade

Muitos são os motivos de nos envolvermos emocionalmente com alguém. Ser correspondido não é, em princípio, um deles, mas quando os sentimentos não são correspondidos – ou não se tornam um romance – superar pode ser algo desafiador.

Isso porque quando o término de um relacionamento acontece, você sempre pode contar com seus amigos e familiares para passar por aquele momento difícil. Mas quando um não-relacionamento chega ao fim, buscar apoio para lidar com esses sentimentos (que talvez você nem tenha compartilhado com a pessoa) pode ser algo complicado. Afinal, como superar alguém que você nunca ficou?

POR QUE SOFREMOS PELO FIM DO NÃO-RELACIONAMENTO?

A psicóloga Renata Azevedo explica que muitas vezes sofremos por alguém com quem nunca nos envolvemos por conta da fantasia. “Não é algo real e na fantasia imaginamos o que quisermos. Vamos sempre pensar naquele relacionamento perfeito, onde tudo vai dar certo, com diversas qualidades naquela pessoa. Como em uma comédia romântica”.

Continua após a publicidade

Já em um relacionamento propriamente dito, a convivência mostra todos os lados da realidade. “Relacionamentos reais sempre possuem problemas. Nenhuma pessoa se encaixa perfeitamente em nossas idealizações e fantasias. Se relacionar é sempre estar negociando conflitos de interesses, desejos, valores e modos de vida. E isso não é ruim, é a condição de relação, pois são duas pessoas e certamente haverá momentos em que uma vai querer algo que a outra não vai querer. Um bom relacionamento não é o que não possui conflitos, mas sim aquele em que os conflitos podem ser bem equacionados, da maneira mais harmônica possível” compartilha Ronaldo Coelho, professor de psicanálise.

Isso faz com que tenhamos motivos sólidos para enfrentar o fim. Afinal, você conhece os pontos negativos daquela relação e o motivo do término ter ocorrido, diferente de um envolvimento que nunca se tornou um relacionamento. “Agora, quando superamos um relacionamento que não existiu, não temos o parâmetro negativo, temos apenas a memória das fantasias (que não são reais), então apenas pensamos na parte boa. Imaginamos que se caso se tornasse realidade, ia ser exatamente como na imaginação, perfeito.” explica Renata.

COMO SUPERAR ALGUÉM QUE VOCÊ NUNCA FICOU

  • Reconheça o lado ruim

Apesar de nunca ter tido algo negativo no relacionamento em si por ele não ter existido, há outros pontos a serem pensados: o “rompimento” pode ter ocorrido pela falta de interesse do outro, ou talvez por ele/a já estar envolvido com alguém. É importante pensar nos motivos pelo qual aquilo de fato não se tornou um relacionamento. 

  • Saiba que você merece mais

Todos merecem um relacionamento real. Um no qual a pessoa queira (e trabalhe para) estar com você.

  • Não entre em contato com a pessoa

Nada de dar aquela stalkeada nas redes sociais ou mandar uma mensagem. Toda vez que você entrar em contato ou ver as redes sociais da pessoa, o sentimento de dúvida sobre o que poderia – de fato – ter sido pode prejudicar seu processo de cura.

Continua após a publicidade

  • Respeite (e aceite) a decisão

Por mais machucada que esteja, é importante respeitar a palavra final. Foque no autocuidado para se tornar a sua melhor versão – para quando a pessoa certa chegar.

Publicidade