Um relacionamento amoroso é algo que conecta duas pessoas, mas também pode ser aquilo que as separa. Com certeza, você já ouviu falar que o amor é cego. No entanto, muitas situações exigem que sejam colocados óculos nesse sentimento.
De acordo com Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos bem-sucedidos do site MeuPatrocínio, um relacionamento saudável, além de fazer bem, tem que proporcionar conforto em fazer parte dele e, de alguma maneira, trazer evolução.
“Crescemos em um mundo em que as pessoas romantizam muito o relacionamento, mas esquecem do que realmente importa. Alguém que não só te ame, mas te apoie, te ajude profissionalmente, te incentive a crescer e a evoluir como pessoa.” conta Caio.
Ele afirma que reconhecer um relacionamento saudável pode ser uma tarefa difícil, porém há alguns indicadores que podem ajudar. Confira:
1
Comunicação aberta
Para qualquer relação saudável, a comunicação aberta e efetiva é indispensável. Isso significa que o casal deve poder discutir qualquer assunto sem medo de julgamentos ou de ofensas. Além disso, é importante ter clareza e honestidade com seus objetivos de vida e intenções.
2Apoio
Não há nada melhor do que ver quem você ama evoluindo e conquistando o que deseja. Por isso, um casal deve sempre apoiar os objetivos e as ambições um do outro.
Fidelidade
A confiança e a parceria são pontos que fazem parte de um relacionamento saudável. A fidelidade deve existir para que a convivência do casal seja limpa e transparente.
Busque conversar e esclarecer tudo o que for necessário para que não surjam dúvidas ou desconfianças no seu parceiro.
“Confiança significa acreditar em alguém e saber que essa pessoa sempre estará ao seu lado nos momentos bons e ruins. Também significa ser capaz de dizer a eles o que está pensando, mesmo que seja algo difícil de falar. Por exemplo, você deve ser capaz de contar a seu parceiro sobre seus objetivos, escolhas e sentimentos sem se preocupar com ele ficar com raiva ou frustrado porque você está dizendo algo que ele não quer ouvir”, defende Caio.
4
Respeito mútuo
Assim como para qualquer relação pessoal, em um relacionamento, ambas as partes devem se respeitar e se tratar como iguais.
5
Reciprocidade
Para que um relacionamento seja considerado saudável, os dois precisam dar o máximo que recebem um do outro.
Antes de tomar alguma atitude ou falar algo, lembre-se de se colocar no lugar da sua pessoa amada, afinal, a responsabilidade afetiva começa em você.