A perda auditiva é uma condição que pode acontecer em todas as idades, e detectá-la precocemente é fundamental para realizar o tratamento adequado e minimizar os impactos negativos na qualidade de vida.
“Quanto mais cedo a perda auditiva for identificada, mais eficazes serão as intervenções para melhorar a audição e a comunicação”, alerta a Dra. Nathália Prudencio, otorrinolaringologista especialista em tontura e zumbido.
“As dificuldades auditivas não apenas interferem na capacidade de ouvir sons e conversar, mas também podem levar ao isolamento social e a dificuldades no ambiente de trabalho e escolar”, comenta a médica.
A seguir, veja seis sinais que podem indicar perda auditiva e descubra o que fazer ao notar qualquer um deles.
Sinais de perda auditiva
1Dificuldade de compreensão durante conversas
Um dos sinais mais conhecidos de perda auditiva é a dificuldade de compreensão durante conversas.
“Se você frequentemente entende mal o que foi dito ou pede para as pessoas repetirem o que disseram, especialmente em ambientes barulhentos, o diagnóstico pode ser uma perda auditiva”, afirma a especialista.
Aumento do volume dos aparelhos
Quando a pessoa precisa aumentar demais o volume da TV ou do rádio para conseguir escutar, isso também pode indicar uma perda auditiva, de acordo com a otorrinolaringologista.
3Zumbido nos ouvidos
Dra. Nathália afirma que, no geral, cerca de 90% dos quadros de zumbido estão ligados a algum nível de perda auditiva.
“Com menos som entrando, toda a via auditiva sofre alterações em sua atividade neuronal, incluindo regiões do cérebro relacionadas a audição, que acabam ficando hiperativas”, explica.
Esse sintoma pode se apresentar de diferentes formas: som de insetos, de aparelhos elétricos, água corrente, apitos, entre outros.
Mudanças no comportamento e isolamento social
Pessoas com perda auditiva tendem ficar longe de interações sociais (encontros com amigos e familiares, por exemplo), especialmente devido à sensação de constrangimento por terem dificuldades para acompanhar as conversas.
5Fadiga ou estresse após conversas
“Se você se sente excessivamente cansado ou estressado após uma conversa, pode ser porque sua atenção está totalmente focada em tentar entender o que as pessoas estão falando. Isso é um indicador de que sua audição pode não estar funcionando corretamente”, ressalta Prudencio.
6Tom de voz elevado
A perda auditiva pode fazer com que as pessoas não tenham a percepção exata do volume da própria voz. Por isso, para garantir que os outros entendam, elas costumam falar mais alto.
“Nem sempre o paciente faz isso de maneira voluntária. O comportamento pode se desenvolver no processo de perda auditiva“, detalha a especialista.
O que fazer?
Ao perceber esses sinais, o melhor a se fazer é passar em uma consulta com um otorrinolaringologista, que irá investigar o grau e o tipo de perda auditiva.
A Dra. Nathalia revela que o tratamento da perda auditiva pode envolver o uso de aparelhos, terapias auditivas ou até mesmo cirurgias. “Isso é determinado de acordo com a causa e a gravidade do caso”, conclui.