Nem todo mundo consegue diminuir o ritmo de trabalho, mas passar algumas horinhas a menos na função pode trazer benefícios positivos para a nossa saúde. Foi o que concluiu uma pesquisa realizada pela casa de repouso Svartedalens, na Suécia. De acordo com o experimento, os enfermeiros que trabalhavam seis horas por dia eram 20% mais felizes e tinham mais energia durante as atividades e no tempo livre. Ou seja, menos tempo na labuta resulta em mais produtividade e gera felicidade.
Diminuir a carga horária não é uma tarefa simples. Mas, você pode colocar em prática algumas atitudes para administrar melhor o dia a dia – e produzir mais. Veja as dicas:
1. Faça listas
Tem gente que não vive sem elas e há quem não funcione com tanta organização. Se você é do segundo time, vale a pena insistir. À noite, enumere as tarefas do dia seguinte por ordem de urgência ou das mais simples às mais complexas. Mantenha a lista visível e vá riscando o que cumprir. Cuidado para não travar: se não der para concluir um item, passe ao seguinte e volte a ele mais tarde. Sentir o gostinho de missão cumprida não tem preço.
2. Centralize as informações
Pode ser no smartphone, na agenda de papel ou no gerenciador de tarefas do computador: o importante é ir direto na fonte quando precisar encontrar um telefone ou confirmar um compromisso. E livre-se dos papeizinhos e dos bloquinhos jogados na bolsa, na mesa do trabalho, na cômoda de casa…
3. Imune ao e-mail
Pesquisas mostram que quem trabalha com a janela do correio eletrônico minimizada na tela e confere cada mensagem nova demora até 30% mais para realizar suas tarefas. Controle a ansiedade e cheque seus e-mails três vezes por dia – no início da manhã, depois do almoço e no meio da tarde. Pode ser difícil no começo, mas, para se acostumar, basta ver que é o suficiente.
4. Maneire no facebook
As redes sociais são uma ferramenta de trabalho para muita gente, mas engolem seu tempo sem você se dar conta. Se precisar usá-las no horário do expediente, limite o tempo de navegação – e use um alarme para avisá-la que é hora de sair. Se não, entre apenas quando estiver em casa.