Continua após publicidade

Bacon e carnes processadas são cancerígenos, revela OMS

Novo relatório mostrou que linguiça, bacon e presunto são cancerígenos. E mais: o consumo de carne vermelha também foi considerado como hábito de risco!

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 22 out 2016, 22h50 - Publicado em 26 out 2015, 16h58
Antonio_Diaz/ Thinkstock/ Getty Images
Antonio_Diaz/ Thinkstock/ Getty Images (/)
Continua após publicidade

Um relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgado nesta segunda-feira, 26, revelou que o consumo de 50g de carne processada (como bacon, salsichas e presunto) por dia aumenta a chance de desenvolver câncer no intestino em 18%. Por falta de evidências concretas, a organização também reforçou o alerta em relação à carne vermelha (boi, porco, carneiro, bode e cavalo). 

A carne processada é modificada para ter um prazo de validade maior ou gosto diferenciado. Ela pode ser defumada, curada ou receber alguns aditivos como sal ou conservantes. E, segundo o documento, são exatamente os aditivos que podem aumentar o risco de câncer.

Com isso, o alimento entra para a mesma categoria das substâncias que comprovadamente causam a doença. Para Kurt Straif, representante da OMS, o risco de desenvolver câncer colorretal (no intestino) por causa do consumo de carne processada continua pequeno, mas este risco aumenta com a quantidade de carne consumida pelas pessoas. Por isso, o alerta é importante para conscientizar a população.

O resultado foi divulgado após a agência analisar mais de 800 estudos sobre o câncer. 

Publicidade