Frequência ideal: quantas vezes devo lavar o cabelo? Especialista explica
Dermatologista também traz 3 dicas cruciais para cuidar dos fios de forma correta

Um hábito comum, presente no dia a dia das mulheres (principalmente as que treinam diariamente) é lavar os cabelos. Mas, a insegurança de prejudicar os fios lavando ou não traz a dúvida: quantas vezes devemos lavar os cabelos durante a semana?
O dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Pedro Jordão Caldas Ferreira explica que a frequência ideal de lavagem dos cabelos varia de pessoa para pessoa. “E também de acordo com o tipo de cabelo, estilo de vida e características do couro cabeludo — como oleosidade e tendência à descamação — podem ser necessárias mais ou menos lavagens. A frequência ideal para a maioria das pessoas costuma variar entre lavagens diárias e até 3 vezes por semana”.
Dr. Pedro ainda ressalta que é sempre importante avaliar as recomendações de uso presentes no rótulo dos produtos, mas também individualizar de acordo com as características dos cabelos e do couro cabeludo.
Cabelos podem ser lavados todos os dias
O profissional destaca que a falta de higiene causa acúmulo de secreções, sebo e resíduos de poluição no couro cabeludo e nos fios, comprometendo a saúde dos cabelos. Isso pode levar à coceira, descamação e queda capilar.
“Os cabelos podem ser lavados todos os dias, sem problemas. A limpeza é fundamental para a manutenção da saúde do couro cabeludo e da qualidade dos fios”, afirma o dermatologista.
Mas o cuidado essencial nesse ponto é a temperatura da água e o uso de produtos considerados “agressivos”, como os anticaspa. “A água quente e o uso frequente de produtos contendo sulfatos e ácido salicílico podem causar irritação no couro cabeludo, agravando a descamação e ressecando os fios”, explica.
Já o hábito de dormir com os cabelos molhados ou úmidos pode favorecer alguns tipos de micoses no couro cabeludo, que também cursam com vermelhidão, descamação e podem causar queda de cabelo. Entenda mais na matéria “Dormir com o cabelo molhado: riscos à saúde e ao cabelo que você precisa conhecer”.
Mulheres que treinam todos os dias…
Para as mulheres que treinam todos os dias e não conseguem deixar de lavar os cabelos na hora do banho, Dr. Pedro afirma que o ideal é sempre lavar os cabelos, para remover o excesso de suor e a oleosidade do couro cabeludo.
“Para proteger os fios do ressecamento, eu sempre ensino às minhas pacientes o processo de oleação ou umectação capilar, que consiste na aplicação de um óleo vegetal no comprimento e nas pontas dos cabelos, evitando a raiz. Esse processo protege os fios dos danos causados pelo suor, calor e poluição, além de promover uma hidratação profunda”, explica.
Produtos que contém óleo de coco, jojoba, girassol ou argan são as dicas para nutrir os fios.
O profissional listou 3 dicas cruciais para lavar o cabelo de forma correta:
- Prefira sempre água fria ou morna para lavar os cabelos — isso protege os fios do ressecamento.
- O xampu deve ser aplicado apenas no couro cabeludo. Não é necessário esfregar o comprimento dos fios; o produto que escorre já é suficiente para remover os resíduos.
- Máscaras de hidratação e condicionadores são sempre bem-vindos! Devem ser aplicados no comprimento dos fios, em direção às pontas, evitando o contato com a raiz. Enxágue bem para não deixar resíduos.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.