Continua após publicidade

Problemas de saúde que dificultam o emagrecimento: descubra 7 deles

Enfrentando desafios para perder peso, apesar dos treinos e da dieta em dia? Isso pode indicar que algo não está funcionando bem no seu organismo

Por Juliany Rodrigues
29 set 2023, 17h00

Se, mesmo praticando atividade física regularmente e mantendo uma alimentação equilibrada, você ainda está com dificuldades para eliminar aqueles quilinhos a mais, saiba que esse pode ser um sinal de que algo não vai bem no seu corpo. Afinal, o processo de emagrecimento envolve muito mais do que exercícios e dietas, dependendo também do funcionamento adequado do organismo e de fatores como metabolismo, hormônios e sono.

Por isso, quem está tentando diminuir os números na balança e se vê diante desses obstáculos precisa considerar a avaliação de um profissional, a fim de investigar possíveis questões de saúde associadas e encontrar o tratamento adequado.

A seguir, a Dra. Thais Mussi, endocrinologista e metabologista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, aponta sintomas e condições médicas que podem interferir na perda de peso. Confira:

1

Cansaço excessivo

Doenças como anemia e síndrome da fadiga crônica podem prejudicar o metabolismo e desencadear um cansaço persistente, o que pode diminuir a disposição para os exercícios físicos e atrapalhar a capacidade do corpo de queimar calorias de um jeito eficaz.

2

Inchaço e retenção de líquidos

Insuficiência cardíaca, problemas renais e a síndrome pré-menstrual são algumas das condições que podem ocasionar um aumento de peso, por contribuírem para o acúmulo de líquidos e para o surgimento da sensação de inchaço.

3
Continua após a publicidade

Diabetes

Resistência à insulina e diabetes tipo 2 também são exemplos de problemas de saúde que dificultam o emagrecimento, uma vez que o excesso de glicose no sangue pode ser convertido em gordura e armazenado no corpo.

4

Saúde mental comprometida

Transtornos do humor, por exemplo, depressão e ansiedade, podem interferir negativamente na motivação para manter um estilo de vida ativo e para seguir uma dieta saudável.

5
Continua após a publicidade

Qualidade do sono

“Problemas como apneia obstrutiva do sono e insônia complicam o descanso adequado, levando ao aumento do apetite, redução da saciedade e desequilíbrio hormonal”, explica a Dra. Thais.

6

Desregulações hormonais

As desregulações hormonais podem surgir por conta de uma série de condições médicas, entre elas, síndrome do ovário policístico (SOP) e problemas de tireoide. Suas principais consequências são: metabolismo mais lento, apetite desregulado, má distribuição da gordura corporal e dificuldade para manter o peso ideal.

7
Continua após a publicidade

Uso de remédios específicos

Corticosteroides, antipsicóticos, antidepressivos e anticonvulsivantes fazem parte da lista de medicamentos que podem colaborar para o ganho de peso.

Publicidade

Publicidade