Continua após publicidade

6 perguntas e respostas sobre a semaglutida

A semaglutida é um medicamento usado para o tratamento de diabetes tipo 2 e que também pode ser usado para obesidade

Por Marcela De Mingo
9 fev 2023, 08h00

Você já ouviu falar em semaglutida? Essa é uma substância que tem aparecido bastante nas redes sociais por conta do seu uso no tratamento de diabetes tipo 2. Para saber mais sobre o assunto, conversamos com a médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, de São Paulo, que respondeu as principais questões sobre o assunto. 

1

O que é semaglutida? 

“A semaglutida é uma substância análoga ao hormônio GLP-1 produzido no intestino, que atua estimulando a secreção de insulina, suprimindo a secreção de glucagon”, explica a médica. “É encontrada com os nomes comerciais Ozempic® e Wegovy® nas formas de injeções subcutâneas semanais, ou sob o nome Rybelsus® na forma de comprimidos para administração diária.”

Continua após a publicidade

2

Para quê serve a semaglutida? 

De acordo com a médica, esse medicamento é primeiramente indicado para o controle do diabetes tipo 2, já que ajuda no controle glicêmico. “Recentemente, porém o Wegovy®, que ainda não é vendido no Brasil, foi aprovado pela Anvisa também como um medicamento para controle da obesidade“, explica. 

Continua após a publicidade

3

Como a semaglutida funciona? 

“A ação deste medicamento está relacionada ao aumento da insulina circulante”, diz. “O GLP-1 também age bloqueando a liberação de glicose do fígado, diminuindo a secreção de glucagon quando a glicemia está alta e reduzindo o esvaziamento gástrico e a absorção de glicose pelo trato gastrointestinal. Promove a saciedade, já que reduz a ingestão de alimentos e ainda diminui o trânsito gastro intestinal.”

Continua após a publicidade

4

A semaglutida tem efeitos colaterais? 

Sim, como todo medicamento, a médica explica que esse fármaco também pode ter efeitos colaterais em quem o utiliza, como azia, refluxo, náuseas, constipação intestinal e gases

Continua após a publicidade

5

Quais são as contraindicações? 

Esses medicamentos estão contraindicados para pacientes com retinopatia diabética, grávidas ou lactantes, pacientes com distúrbios gástricos importantes, como hérnia de hiato e refluxo, e casos de tireoide. “Existem várias interações medicamentosas importantes, por isso, o acompanhamento do tratamento por um médico se faz importante”, continua a Dra. Ana Luisa. 

Continua após a publicidade

6

Quais os benefícios do uso da semaglutida? 

Os pacientes podem esperar: 

7

Qual a diferença entre a semaglutida e a metformina? 

“A diferença é que a metformina age não só reduzindo a glicose e a gênese hepática como também melhorando a ação periférica (músculos) da insulina”, diz. 

Publicidade

Publicidade