Continua após publicidade

Mensagens subliminares ajudam a perder peso?

É possível “enganar a mente” para emagrecer de modo mais rápido?

Por Giovana Santos
16 mar 2022, 10h41

A ciência estuda o nosso inconsciente — espécie de “reservatório” de sentimentos, pensamentos, impulsos e memórias — há centenas de anos. Você provavelmente já deve ter ouvido falar de propagandas e campanhas publicitárias que usam mensagens subliminares para influenciar o comportamento das pessoas, por exemplo. O que nos faz pensar: será que dá para usar a ferramenta para objetivos pessoais, como a perda de peso?

A ideia parece tentadora. Mas, como o tema é muito complexo, precisamos ir por partes:

O QUE SÃO MENSAGENS SUBLIMINARES?

Mensagens subliminares são estímulos, como sons ou imagens, que são muito fracos ou rápidos para a maioria das pessoas perceberem conscientemente. E embora estejam abaixo do limiar da consciência humana, eles ainda podem estimular o cérebro e afetar as nossas escolhas, dizem estudos.

Continua após a publicidade

Ou seja, o cérebro humano pode perceber e reagir a mensagens subliminares sem você se dar conta. Por isso, elas têm sido frequentemente usadas como uma forma simples de influenciar os pensamentos das pessoas e incentivá-las a mudar seus comportamentos.

MENSAGENS SUBLIMINARES E A PERDA DE PESO

A ciência já sabe que a ingestão de alimentos e bebidas é regulada no cérebro através de duas vias:

Continua após a publicidade

A segunda pode ser desencadeada por fatores como estresse, emoções e ambiente (propagandas ou sentir o cheiro de alguma coisa sendo preparada, por exemplo). Seguindo essa lógica, então, muitos especialistas vêm estudando como usar as mensagens subliminares para influenciar a via hedônica.

PROGRAMAS DE PERDA DE PESO SUBLIMINAR

Os defensores de programas de perda de peso com mensagens subliminares dizem que eles ajudam a atingir as metas de emagrecimento reprogramando o cérebro para substituir crenças negativas por crenças positivas.

Continua após a publicidade

E isso pode ser feito de algumas formas. Alguns programas usam hipnose, afirmações positivas, meditações guiadas ou outras práticas semelhantes para focar a mente. Muitos também utilizam música de fundo ou sons binaurais para relaxar.

MAS ISSO REALMENTE FUNCIONA?

A verdade é que não existem evidências científicas relevantes que comprovem a eficácia das mensagens subliminares para o emagrecimento.

Continua após a publicidade

Uma análise de estudos de 2018, por exemplo, examinou como as dicas de controle de peso contribuem para a ingestão de alimentos. Como resultado, os pesquisadores observaram que as mensagens subliminares não provocaram efeitos significativos nas pessoas.

Um outro artigo muito mais antigo (de 1992) comparou as taxas de emagrecimento de mulheres com sobrepeso que foram divididas em três grupos: o primeiro ouviu mensagens subliminares incentivando-as; o segundo ouviu áudios aleatórios (grupo placebo); enquanto o terceiro não ouviu nada.

Após 5 semanas, todos os três grupos de mulheres perderam quantidades semelhantes de peso — as participantes que ouviram as mensagens subliminares tiveram desempenhos parecidos com as demais.

Continua após a publicidade

POSSÍVEIS BENEFÍCIOS

Ainda assim, há algumas evidências que sugerem que as mensagens subliminares podem impactar indiretamente – ou pelo menos influenciar – nos comportamentos saudáveis.

Em 2014, um pequeno estudo feito com 13 pessoas descobriu que aqueles que foram expostos a mensagens subliminares visuais positivas antes do exercício participaram de uma rotina de ciclismo por mais tempo do que aqueles expostos a visuais negativos.

Já outra pesquisa expôs voluntários a mensagens subliminares visuais que continham palavras-chave relacionadas à dieta. E apontou que eles tiveram uma tendência de prestar menos atenção em alimentos que desencadeiam a via hedônica do cérebro (como itens ricos em açúcares e gorduras).

CONCLUSÃO

Enquanto alguns estudos sugerem que as mensagens subliminares podem mudar pensamentos e comportamentos relacionados à alimentação e à dieta; outros apontam que elas não têm tanto efeito assim.

Portanto, a escolha é mais pessoal: se você sente que o método te ajuda a seguir a rotina, ele é válido para você. Lembre-se, apenas, de pesquisar fontes confiáveis e profissionais sérios quando quiser entender mais sobre o assunto.

Publicidade

Publicidade