8 maneiras de melhorar a visão fora do consultório oftalmológico
Adotar algumas medidas simples no dia a dia também pode ajudar você a cuidar de seus olhos. Confira dicas de como melhorar a visão!
Você sabia que manter consultas regulares no oftalmologista não é a última forma de manter a saúde dos seus olhos? Acredite: há muito que você possa fazer fora do consultório para melhorar a visão.
De acordo com o oftalmologista Fernando Drudi, de fato alguns hábitos diários simples podem ajudar muito.
“Os olhos compõem o sistema visual, um dos sentidos mais importantes que temos. Preservar nossa visão é fundamental para mantermos nossa qualidade de vida”, ressalta ele.
Comer os alimentos certos, usar proteção e até mesmo praticar exercícios físicos podem contribuir para que você enxergue melhor, segundo profissionais. A seguir, explicamos melhor como isso é possível!
8 maneiras de melhorar sua visão
1Consuma alimentos ricos em vitaminas e minerais essenciais
De acordo com a ciência, as vitaminas A, C e E, assim como o mineral zinco, contêm antioxidantes que podem ajudar a prevenir a degeneração macular – uma condição na qual a mácula, que é a parte do olho que controla a visão central, se deteriora.
As fontes alimentares desses nutrientes importantes incluem uma variedade de vegetais e frutas coloridas, como:
- Cenouras;
- Pimentas vermelhas;
- Brócolis;
- Espinafre;
- Morangos;
- Batata doce.
Além disso, alimentos ricos em ômega-3, como salmão, também são recomendados para melhorar a saúde dos olhos.
2Conheça o histórico de saúde ocular de sua família
Algumas condições oculares são hereditárias, portanto, estar ciente das condições de seus pais ou avós pode ajudá-lo a tomar precauções.
Condições hereditárias incluem:
- Glaucoma;
- Degeneração da retina;
- Degeneração macular relacionada à idade;
- Atrofia óptica.
Mantenha as mãos e lentes limpas
Seus olhos são especialmente vulneráveis a germes e infecções, então mesmo coisas que apenas os irritam podem também afetar sua visão. Por isso, você deve sempre lavar as mãos antes de tocar os olhos ou manusear as lentes de contato.
Também é muito importante lavar as mãos e desinfetar as lentes de contato conforme as instruções e, por fim, substituir as lentes conforme recomendado pelo fabricante ou pelo seu médico, pois os germes delas podem levar a infecções bacterianas nos olhos.
Adicione também esses dois nutrientes
Alguns outros nutrientes também são essenciais para melhorar a visão. Entre eles estão a luteína e a zeaxantina, que são carotenóides encontrados na retina, que também ajudam a proteger a mácula, melhorando a densidade do pigmento nessa parte do olho e absorvendo a luz ultravioleta e azul.
Você pode encontrar esses dois minerais em vegetais de folhas verdes, brócolis, abobrinha e ovos, além de consumi-los em forma de suplemento.
5
Pratique exercício físico
Sim, o exercício e a manutenção de um peso saudável também podem ajudar seus olhos, uma vez que algumas doenças comuns em pessoas com sobrepeso ou obesidade, como hipertensão e diabetes, podem causar danos à visão.
“Estas doenças podem levar a lesões irreversíveis na retina levando muitas vezes a cegueira se não tratadas precocemente. Estas doenças também aumentam a incidência de outras patologias oculares como a catarata e as oclusões vasculares retinianas” explica Drudi.
6
Gerenciar condições crônicas
O diabetes não é a única doença que pode afetar sua visão. Outras condições, como pressão alta e esclerose múltipla, estão ligadas à inflamação crônica, que pode prejudicar sua saúde da cabeça aos pés, incluindo os olhos.
A inflamação do nervo óptico, por exemplo, pode causar dor e até perda total da visão.
Vale ressaltar que, embora uma doença como a esclerose múltipla não possa ser evitada, é possível tentar controlá-la com hábitos e medicamentos saudáveis.
Já a pressão arterial elevada pode ser tratada de forma eficaz com uma dieta saudável para o coração, exercícios e medicamentos anti-hipertensivos.
7
Use óculos de proteção
Esteja você jogando futevôlei, trabalhando na garagem ou fazendo um trabalho na escola, é vital proteger seus olhos com óculos apropriados.
Acessórios resistentes e protetores são essenciais se houver risco de produtos químicos, objetos pontiagudos ou materiais como pedaços madeira, lascas de metal ou até mesmo um cotovelo perdido durante um jogo de vôlei ou futebol, por exemplo.
Muitos óculos de proteção, inclusive, são feitos com um tipo de policarbonato, que é cerca de 10 vezes mais resistente do que outras formas de plástico.
8
Inclua óculos de sol
Óculos de sol não são apenas para dar um ar mais fashionista ao visual. Seu uso é um dos passos mais importantes quando se trata de melhorar a visão.
“Escolha um que bloqueie de 99% a 100% dos raios UVA e UVB. Lentes envolventes ajudam a proteger seus olhos pelas laterais. As lentes polarizadas reduzem o brilho enquanto você dirige, mas não necessariamente oferecem proteção adicional” recomenda o oftalmologista Marcelo Brito.
E completa: “Se você usa lentes de contato, algumas oferecem proteção UV. Ainda assim, é uma boa ideia usar óculos escuros para uma camada extra.”
Além disso, chapéus de abas largas também podem ajudar a proteger os olhos dos danos causados pelo sol.