Continua após publicidade

Lavagem nasal: saiba as vantagens e aprenda a fazer corretamente

A prática pode fazer toda a diferença para quem sofre com rinite, sinusite e outros problemas respiratórios. Entenda como!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 25 ago 2023, 17h31 - Publicado em 25 ago 2023, 17h28

Muitas vezes, ficamos distraídos com tantas coisas para fazer no dia a dia e acabamos esquecendo de dar a atenção devida à nossa saúde. Segundo o otorrinolaringologista Dr. Mohamad Saada, um dos cuidados frequentemente deixados de lado é a higiene das vias respiratórias, que é considerada indispensável para garantir uma respiração saudável.

O médico afirma que ter o hábito de lavar o nariz diariamente, especialmente no inverno, ajuda a prevenir doenças respiratórias, fortalecer as defesas naturais do organismo e retirar as impurezas acumuladas. “Seria como escovar diariamente os dentes para evitar problemas como as cáries“, exemplifica.

Para pessoas que lutam contra os incômodos sintomas de rinites e sinusites, ele destaca que a lavagem nasal pode ser ainda mais benéfica, ajudando a aliviar a congestão nasal, a coriza persistente, os espirros intermináveis e as dores de cabeça. Como resultado, há uma melhora na qualidade de vida e uma diminuição na ocorrência de crises dessas condições respiratórias.

Cuidar das vias respiratórias é um aspecto que nunca deve ser negligenciado, sendo um hábito essencial não apenas durante a estação mais fria, quando há as condições adversas do tempo seco, mas sim durante todo o ano. A seguir, o Dr. Mohamad explica como fazer a lavagem nasal corretamente:

Continua após a publicidade

COMO FAZER A LAVAGEM NASAL?

A lavagem nasal de alto volume tem se mostrado uma ferramenta poderosa para deixar as vias respiratórias livres de sujeiras, alérgenos e bactérias. Diferente dos métodos tradicionais, que utilizam baixos volumes de solução salina, essa abordagem garante uma limpeza mais minuciosa e efetiva. Portanto, para crianças em idade escolar expostas a diversas infecções respiratórias, por exemplo, essa prática é bastante útil.

“Para realizá-la, é recomendado utilizar uma solução salina e um dispositivo adequado, que irá facilitar o processo”, sugere o especialista.

Veja o passo a passo:

“Uma posição correta é inclinar o corpo para a frente e virar a cabeça de lado, assim, a garrafinha fica na narina de cima e o soro flui para a outra narina que está posicionada para baixo”, ensina Saada.

 

 

Publicidade

Publicidade