Continua após publicidade

Inchaço na menopausa: profissional ensina como amenizar o problema

Segundo profissional, esse é um problema comum entre mulheres que estão na transição do período reprodutivo para o não reprodutivo

Por Ana Paula Ferreira
16 jul 2024, 10h00
Veja dicas de nutricionista para diminuir o inchaço do corpo na menopausa
Veja dicas de nutricionista para diminuir o inchaço do corpo na menopausa (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

O inchaço na menopausa é um problema comum entre mulheres que estão no caminho – ou já chegaram – no momento de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo.

Nesta fase, ter um acompanhamento nutricional para realizar uma alimentação que equilibre os hormônios de forma natural é fundamental para enfrentar menos sintomas relacionados ao período do climatério. É o que explica a nutricionista da empresa Plenapausa, Vanessa Raio.

“Após os 40 anos, uma alimentação adequada é fundamental para manter o bem-estar físico e emocional. Para atravessar o climatério de maneira tranquila, é preciso revisar seus hábitos. Dietas ricas em alimentos ultraprocessados, frituras, embutidos, sódio, açúcar e álcool, por exemplo, contribuem para uma inflamação crônica e perigosa do organismo”, diz.

Continua após a publicidade

Como amenizar o inchaço na menopausa?

De acordo com a profissional, incorporar algumas atitudes no dia a dia pode ajudar a reduzir o inchaço do corpo na menopausa. São elas:

  • Alimentação rica em potássio: o potássio é um mineral essencial para a redução da retenção de líquidos, que é uma das principais causas do inchaço. Alimentos ricos em potássio, como bananas, abacates, batatas-doces e espinafre, ajudam a equilibrar os níveis de sódio no corpo e a eliminar o excesso de líquidos.
  • Consumir chá de centella asiática: planta muito utilizada na medicina ayurvédica, é riquíssima em compostos antioxidantes, atua melhorando a circulação sanguínea como um todo e com isso ajuda a reduzir inchaços e retenção de líquidos.
  • Comer derivados de soja: como tofu e tempeh, por exemplo, contêm fitoestrogênios que mimetizam o estrogênio no corpo, ajudando a equilibrar os hormônios e a reduzir sintomas da menopausa.
  • Adicionar salmão e sardinha à dieta: ricos em ômega-3, que possui propriedades anti-inflamatórias. Consumir peixes gordurosos regularmente pode ajudar a reduzir a inflamação sistêmica do organismo, muito comum nessa fase principalmente em mulheres que estão com sobrepeso.
  • Apostar em alimentos ricos em água: melancia, salsão, abobrinha, melão, limão, pepino, laranja, abacaxi, alface, tomate.
  • Praticar atividade física: inclua alguma modalidade aeróbica regularmente para melhorar a circulação sanguínea e linfática.
  • Usar a sauna: seca ou vapor, são excelentes para ajudar a reduzir o inchaço e seu corpo eliminar as substâncias tóxicas que ele entra em contato diariamente.
Publicidade