Continua após publicidade

Gratidão: como ela pode beneficiar a saúde física e mental

A gratidão pode ter efeitos positivos tanto para o corpo, quanto para a mente. Confira quais são seus benefícios ao associá-la à meditação

Por Ana Paula Ferreira
8 fev 2024, 10h00
Entenda como a gratidão faz bem para a saúde
Entenda como a gratidão faz bem para a saúde (cookie_studio/Freepik)
Continua após publicidade

A gratidão pode ser expressada de diversas formas, seja em ações, palavras, pensamentos, e até mesmo durante uma atividade física, em meditações, por exemplo. Quando praticado, o ato de meditar oferece vários benefícios para a saúde.

De acordo com um estudo realizado na Universidade Rutgers, pesquisadores acompanharam durante oito semanas 52 pessoas que praticavam duas vezes por semana 30 minutos de meditação combinados a 30 minutos de exercícios aeróbicos. Trabalhar o físico e mental dessa forma única aliviou em 40% os sintomas de depressão e pensamento negativo.

Juliana Romera, professora de Yoga da Bio Ritmo, explica que durante a prática, o exercício da respiração e o encontro com “seu eu interior” ajudam a relaxar e a construir emoções positivas, como o de ser grato pelo momento e pessoas ao seu redor.

Continua após a publicidade

“Esse sentimento de reconhecer positivamente o que está à nossa volta com certeza é uma grande aliada na saúde”. Diante disso, ela indicou cinco outros benefícios que o exercício da gratidão pode trazer para o corpo e a mente.

Benefícios da gratidão

1

Aumento da disposição

Continua após a publicidade

Em um estudo publicado na revista Personality and Individual Differences, pessoas gratas sentem menos dores. A sensação seria consequência da dopamina liberada pelo sentimento de gratidão Esse hormônio é conhecido como uma das substâncias da felicidade e é ele quem provoca a sensação de prazer.

2

Melhoria da qualidade do sono

Continua após a publicidade

Em outra pesquisa divulgada no Journal of Health Psychology, sobre os impactos da gratidão no bem-estar biológico, mostrou que o sono muda substancialmente quando praticamos a gratidão. Isso se deve ao fato de haver uma diminuição da angústia emocional e, consecutivamente, uma menor perturbação do estado de descanso.

3

Diminuição da pressão arterial

Continua após a publicidade

Diante do mesmo estudo anterior, foi possível perceber também que pessoas do grupo que praticavam a gratidão, tinham respostas cardiovasculares mais saudáveis, incluindo redução da pressão arterial diastólica e sistólica e frequência cardíaca. Pressão alta pode levar a desenvolvimento de doenças cardiovasculares, insuficiência renal e até AVC (acidente vascular cerebral).

4

Fortalecimento do sistema

Continua após a publicidade

Pensamentos negativos não afetam apenas a saúde mental, mas a física também. Pesquisadores da Universidade de Concordia mostraram que esses sentimentos de angústia e tristeza podem prejudicar o metabolismo, o sistema imunológico e alguns órgãos. No entanto, praticar a gratidão pode trazer o efeito contrário. Ao compartilhar esse e outros pensamentos positivos, nos tornamos mais resistentes ao estresse e frustrações do dia a dia, aprendendo a lidar com o “copo meio cheio” e não “meio vazio”.

5

Redução da ansiedade

Durante uma crise de ansiedade o coração pode ser muito prejudicado devido a ação da adrenalina, aumentando as chances de ter problemas cardíacos Juliana, explica que quando praticamos o ato de agradecer e estamos focados no agora, diminuímos o medo do futuro e os arrependimentos do passado.

“Práticas como yoga, pilates e meditação são ótimos para essa redução de ansiedade também, pois com elas nos conectamos com o nosso corpo como um todo. O yoga foi construído para atingir a autoconsciência e auto realização e não possui efeito adverso, sendo um ótimo ponto de partida para uma vida mais plena e feliz”, finaliza a professora.

Publicidade