O Brasil foi pego de surpresa na manhã desta quinta-feira (02) com a notícia da morte da jornalista Glória Maria, de 73 anos. Glória fez história na TV Globo, onde estava desde meados do início dos anos 70. A veterana acumulava diversos trabalhos de sucesso na emissora.
A jornalista foi diagnosticada com câncer de pulmão há quatro anos, que se agravou nos últimos dias.
O QUE É CÂNCER DE PULMÃO
O câncer de pulmão é um tipo de câncer que começa nos pulmões e é a principal causa de mortes por câncer em todo o mundo.
“O câncer de pulmão é um dos cânceres com maior probabilidade de se espalhar para o cérebro. Aproximadamente 10% dos pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas têm metástases cerebrais no diagnóstico inicial e até 40% acabarão desenvolvendo tumores cerebrais durante a doença”, comentou o neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela.
Além disso, outra complicação da doença também pode ser o acúmulo de líquido no peito (derrame pleural). O câncer de pulmão pode fazer com que o líquido se acumule no espaço que envolve o pulmão afetado na cavidade torácica (espaço pleural), causando falta de ar.
CAUSAS DO CÂNCER DE PULMÃO
As pessoas que fumam têm o maior risco de câncer de pulmão. O risco de câncer de pulmão aumenta com o tempo e o número de cigarros que você fumou. Se você parar de fumar, mesmo depois de fumar por muitos anos, pode reduzir significativamente suas chances de desenvolver câncer de pulmão.
Mas ele também pode ocorrer em pessoas que nunca fumaram, especialmente em quem tem histórico familiar da doença.
SINTOMAS DO CÂNCER DE PULMÃO
O câncer de pulmão normalmente não causa sinais e sintomas em seus estágios iniciais. Sinais e sintomas de câncer de pulmão geralmente ocorrem quando a doença está avançada e pode incluir:
- Uma tosse que não passa;
- Tosse com sangue, mesmo uma pequena quantidade;
- Falta de ar;
- Dor no peito;
- Rouquidão;
- Perder peso sem tentar;
- Dor no osso;
- Dor de cabeça.