Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Fabiana Karla aos 50: como eliminar 15 quilos transformou sua saúde e autoestima

Em um ano, atriz ressignificou a relação com a comida e construiu novos hábitos

Por Maraísa Bueno
Atualizado em 15 set 2025, 12h17 - Publicado em 12 set 2025, 10h00
.
Aos 50 anos, Fabiana Karla elimina 15 quilos em um ano com acompanhamento e novas perspectivas em sua alimentação (./Divulgação)
Continua após publicidade

Fabiana Karla é uma atriz que dispensa apresentações. Com papéis marcantes, muitos deles trazendo o humor para as telinhas e palcos, a atriz sempre demonstrou sua alegria de viver, participando também de quadros como o “Dança dos Famosos”, por exemplo, onde mostrou que a dança pode fazer parte da rotina de qualquer pessoa. 

E, há cerca de um ano, Fabiana iniciou uma jornada importante: a de cuidar ainda mais da sua saúde. Com foco em saúde integral, reeducação alimentar, tudo isso guiado pela Clínica Seven, a atriz ressignificou sua relação com a comida, construindo novos hábitos em sua rotina. 

Hoje, após eliminar 15 quilos, Fabiana conta que a questão de perder peso nunca foi apenas um ponto inicial, não sendo o foco dessa transformação. 

“A meta nunca foi só o peso. Sempre foi sobre performance de vida, porém meus joelhos agradeceram bastante, já que tenho cerclagem na rótula direita devido a um acidente de carro aos 18 anos. Claro que perder 15 kg foi incrível, mas o principal era ganhar saúde”, disse Fabiana em entrevista à Boa Forma. 

A atriz também conversou sobre os desafios dessa nova rotina e as escolhas conscientes que fez para ter mais qualidade de vida e bem-estar.  Veja mais no bate-papo a seguir!

Novo momento: foco na saúde 

Por que você iniciou essa jornada de transformação para a sua saúde? 

Porque entendi que saúde seria o maior e melhor presente que eu poderia me dar aos 50 anos. Eu queria ter mais qualidade de vida, disposição, fazer meu corpo acompanhar minha mente, ou pelo menos tentar, e principalmente cuidar do meu corpo e da minha mente de forma  supervisionada, para evitar a procrastinação. Quero ter um corpo que possa estar a serviço do meu trabalho, continuar contando histórias e viver melhor.

Continua após a publicidade

Quais foram os principais desafios neste período de reeducação alimentar, saúde integral?

O maior desafio  é manter a rotina. Manter a constância nos dias em que estou viajando em turnê com a peça “Radojka, uma comédia friamente calculada”, viajando o Brasil todo, tomando café da manhã de hotel… É um desafio! Mas, com o apoio da nutri e com a construção de novos hábitos, como levar marmitas, consegui  fazer melhores escolhas.

Acompanhamento foi uma parte importante do processo

Qual a importância de um acompanhamento profissional para essa transformação? E ter esse suporte fez muita diferença na sua rotina?

Total diferença. Ter acompanhamento de uma nutricionista, de uma equipe que te dá total suporte, é essencial. Eu não precisei adivinhar nada, tudo foi feito de acordo com as minhas necessidades e meus gostos. Ninguém demonstra alimentos na Seven. Esse suporte me trouxe segurança e motivação para seguir firme.

[Fabiana contou com o suporte da Clínica Seven, que possui três pilares para uma dieta balanceada, sem o uso de remédios e com suplementação própria. Saiba mais aqui]

Continua após a publicidade

Em um ano, você eliminou 15 kg e essa era a meta inicial? Como foi a definição de quanto você teria que eliminar e toda a preparação para essa nova rotina?

A meta nunca foi só o peso. Sempre foi sobre performance de vida, porém meus joelhos agradeceram bastante, já que tenho cerclagem na rótula direita devido a um acidente de carro aos 18 anos. Claro que perder 15 kg foi incrível, mas o principal era ganhar saúde. A definição veio junto com os profissionais que me acompanharam, sempre pensando no que seria possível e saudável para mim, metas alcançáveis para não me frustrar. Isso é muito importante no processo. Decidimos juntos!

.
(./Divulgação)

Rotina equilibrada e maturidade 

Tiveram alguns momentos de vontade de desistir? E o que te fez não desistir?

Não! E isso diz muito! Porque, na verdade, eu acho que a maturidade me mostrou que se eu desistir quem perde totalmente sou eu! Então essa é minha maior motivação! Mas o que me faz continuar e persistir, é olhar para os resultados que venho conquistando e ouvir as pessoas percebendo e se inspirando junto comigo. Recebo muitas mensagens me parabenizando e me perguntando sobre o método.

Continua após a publicidade

Como é sua rotina hoje? Além de cuidados na alimentação, você também pratica atividades físicas? Se sim, qual é e o que te motivou a praticá-la?

Hoje eu tenho uma rotina bem mais equilibrada. Minha alimentação é consciente e prazerosa, nada restritiva . Meu dia a dia é muito corrido, então eu não consigo praticar atividade física regularmente (essa parte estou em falta e realmente, tá difícil) mas, quando dá, eu faço pelo menos uma caminhada, me esforço ao máximo e procuro aproveitar aquele momento comigo mesma. É um compromisso que ainda estou aprendendo a encaixar, mas sei da importância e sigo tentando. O que me motivou foi sentir no corpo os benefícios, mais energia e disposição

Novas perspectivas sobre alimentação 

Como é sua visão de alimentação hoje? Mudou muito desde que iniciou sua reeducação alimentar?

Mudou completamente. Hoje eu enxergo a alimentação como combustível, como cuidado. Não é só sobre “comer para matar a fome”, é sobre nutrir o corpo. E aprendi que dá sim, para comer de forma saudável e equilibrada e ainda aproveitar sabores.

Qual a mensagem que você poderia passar para quem pensa em fazer esse tipo de transformação mas tem ainda inseguranças ou até mesmo medo dessa mudança?

Continua após a publicidade

Eu diria que não existe um “momento certo”, o melhor momento é o agora. Tenha paciência com você, respeite o seu tempo e entenda que cada pequena mudança já é uma vitória. E não tenha medo, essa transformação não é só estética, é sobre ganhar vida, saúde e autoestima.

Quero reforçar que não existe perfeição. Existem escolhas conscientes no dia a dia. O processo é cheio de altos e baixos, mas cada passo vale a pena. Se permita viver isso com leveza, porque transformar a saúde é também transformar a vida.

A vida é um presente!

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.