Continua após publicidade

Como dormir com tosse: 7 dicas

A tosse noturna é realmente de tirar o sono -- o que fazer quando ela resolve dar as caras no meio da noite?

Por Giovana Santos
Atualizado em 22 Maio 2024, 14h51 - Publicado em 24 jul 2023, 13h29
dormir com tosse
 (./Freepik)
Continua após publicidade

Já é tarde. Você gostaria de estar dormindo — mas toda vez que começa a adormecer, uma tosse a acorda novamente.

A tosse noturna pode ser frustrante. E dormir mal por conta dela só piora as coisas, uma vez que um sono de qualidade é importante para o seu sistema imunológico. Então, o que você pode fazer para controlar a tosse à noite?

De acordo com o Dr Fernão Bevilacqua, médico otorrinolaringologista do Alfa Instituto de Comunicação e Audição e membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e da Academia Brasileira de Audiologia, a tosse nada mais é do que um reflexo do nosso corpo para deixar as vias aéreas livres — e dependendo da causa, ela pode sim piorar à noite.

Por exemplo, no refluxo, ou mesmo quando o nariz está escorrendo por conta de uma gripe, ficar na posição deitada faz com que secreções estranhas atinjam a garganta. Aí, a tosse aparece como um mecanismo de “limpeza” do local. 

COMO ACALMAR A TOSSE À NOITE

1

Beba muita água

Manter-se hidratado é especialmente importante quando você está se sentindo mal. Beber líquidos ao longo do dia deixa a garganta lubrificada, o que pode te ajudar a proteger a região contra irritações e outros gatilhos da tosse. 

Continua após a publicidade

Procure beber pelo menos 8 copos de água por dia. Apenas certifique-se de parar de beber líquidos pelo menos uma hora antes de dormir para evitar idas excessivas ao banheiro durante à noite.

2

Faça lavagem nasal

Lavar bem o nariz antes de dormir limpa a via aérea, removendo secreções e diminuindo as irritações que podem gerar o problema. 

A lavagem nasal, por exemplo, é um procedimento no qual muita gente aposta. Ele pode ser feito em casa com uma seringa própria.

3

Faça inalação

Continua após a publicidade

A inalação é outra forma de hidratar as nossas vias aéreas — e de umidificar e facilitar a eliminação do muco. 

4

Se você fuma, tente parar

O Dr Fernão Bevilacqua explica que o ato de fumar destrói estruturas conhecidas como cílios, responsáveis por aprisionar e eliminar o catarro. Sem eles, mais secreções podem atingir as vias aéreas baixas, o que gera a tosse. 

5

Invista em um mucolítico

Produtos mucolíticos são aqueles que carregam substâncias que “quebram” as proteínas que constituem o muco, fazendo com que ele fique menos denso e seja facilmente eliminado. Para saber qual o melhor para o seu caso, consulte um médico. 

Continua após a publicidade

6

Investigue um possível refluxo

A tosse é um sintoma comum do refluxo gastroesofágico por dois principais motivos: quando há aspiração do ácido gástrico; ou quando o líquido entra no esôfago.

7

Vá ao médico

Tosse é um problema chato, mas que tende a melhorar logo — assim que você se recupera de uma gripe, por exemplo. S ela demora para acabar (dura mais de duas semanas), ou é combinada a outros sintomas (febre, emagrecimento, perder a voz), vale ir a um médico para entender quais são as causas. 

Publicidade