Continua após publicidade

Dormir com meias pode ajudar a cair no sono mais rápido: entenda por que

Por mais que muitas pessoas não gostem, usar meias pode ser o segredo para quem sofre para conseguir dormir - e a ciência explica o motivo!

Por Ana Paula Ferreira
1 jun 2023, 08h00
Estudos confirmaram que dormir com meias ajuda a cair no sono mais rápido
Estudos confirmaram que dormir com meias ajuda a cair no sono mais rápido (wirestock/Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Por mais que muitas pessoas prefiram deixar os pés livres durante o sono, dormir com meias pode ser o verdadeiro segredo para conseguir adormecer mais rápido.

Apesar de parecer fácil demais para ser verdade, essa teoria tem sido sustentada por alguns médicos no TikTok, que fizeram conteúdos explicando por que isso pode realmente funcionar.

Para completar, existem alguns estudos que comprovam que o truque realmente pode ajudar aqueles que sofrem para cair no sono.

Mas como isso é possível? Vamos descobrir a seguir!

Como usar meias pode ajudar a dormir mais rápido?

De acordo com um estudo feito por pesquisadores franceses, usar meias durante a noite pode ajudar a aumentar a circulação sanguínea nos pés, o que faz com que os vasos sanguíneos se alarguem. Como consequência, a temperatura central do corpo é reduzida, influenciando no ritmo circadiano, ou seja, o relógio biológico interno que controla seu ciclo de sono.

A pesquisa explica que o ciclo circadiano ajuda a regular várias funções corporais, incluindo a temperatura corporal interna, que geralmente é definida pelo ambiente.

Com isso, dormir de meias pode fazer com que os vasos sanguíneos dos pés se alarguem e liberem o calor do corpo, podendo levar o corpo a iniciar o processo de resfriamento do ritmo circadiano que, por fim, faz você dormir.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar, contudo, que essa não é uma informação tão nova entre os estudiosos. Existe, na verdade, uma série de pesquisas que apoiam a ideia de que dormir de meias é algo positivo.

Exemplo disso é uma revisão de estudos de 1999 publicada na revista científica Nature, que apontou que “o grau de dilatação dos vasos sanguíneos na pele das mãos e dos pés, que aumenta a perda de calor nessas extremidades, é o melhor preditor fisiológico para o rápido aparecimento do sono.”

Isso quer dizer que pessoas que têm mãos e pés quentes têm mais chances de adormecer de forma mais rápida do que aquelas que não têm.

Já em outro estudo feito em 2006 na Holanda, pesquisadores fizeram diferentes intervenções de sono em pessoas com e sem problemas de saúde do sono. Como resultado, eles descobriram que adultos jovens que dormiam com meias, independentemente dos problemas de sono, adormeciam mais rápido do que aqueles que não usavam as peças para dormir.

Além disso, os profissionais também concluíram que, para os participantes idosos que não tinham problemas de saúde do sono, tomar um banho quente antes de dormir ou dormir com meias também os ajudava a adormecer mais rapidamente.

No entanto, em participantes idosos que tinham problemas de sono pré-existentes, nenhuma dessas estratégias ajudou, de acordo com a pesquisa.

Continua após a publicidade

Por fim, uma pequena pesquisa de 2018 analisou o impacto de usar meias para dormir com seis homens jovens. No experimento, foi constatado que os homens foram para a cama em média 7,5 minutos mais rápido e dormiram 32 minutos a mais do que quando dormiram sem meias nos pés.

Dicas para dormir com meias

Se você acha que dormir com meias pode te ajudar a cair no sono mais rápido, a principal dica é fazer com que isso se torne um hábito.

Para isso, deixei sempre à mão um par de meias confortáveis e coloque-o nos pés um pouco antes de ir para a cama.

Para completar a experiência de um sono tranquilo e reparador, também é indicado fazer uma higiene do sono, deixando o quarto escuro e silencioso, evitando o uso de telas antes de dormir e mantendo uma rotina de horário para dormir e acordar.

Vale lembrar, contudo, que assim como indicaram os estudos, o uso das peças só ajudará se o quarto estiver com a temperatura baixa, uma vez que, em um ambiente quente, a vasodilatação nos pés não será suficiente para neutralizar o calor do resto do ambiente do quarto.

Publicidade