De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a hipertensão arterial, conhecida como pressão alta, afeta cerca de 31,8 milhões de brasileiros com 18 anos ou mais.
A pesquisa indica um aumento de 2,5% na quantidade de hipertensos deste o último levantamento realizado no ano de 2013
Entre os fatores que contribuem para o desenvolvimento da pressão alta, está o sedentarismo, excesso de peso e obesidade, ingestão de álcool, idade e alimentação inadequada.
Mauro Machado, médico e professor do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, alerta que o consumo excessivo de sal, que está presente na maioria dos alimentos processados, também é uma das causas desse problema. “O consumo recomendado é de 5 gramas ao dia”, diz ele.
A pressão alta aumenta as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas e está associada a ocorrência de acidente vascular cerebral, doença renal crônica, entre outras.
Assim como para outras patologias, a prevenção é essencial para lutar contra os riscos da hipertensão arterial. O especialista esclarece que, ao receber o diagnóstico, o paciente deve seguir o acompanhamento médico rigorosamente.
“O profissional irá prescrever remédios e indicar medidas de promoção à saúde, como prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada”, destaca.
Como prevenir?
Para cuidar da saúde e afastar a pressão alta, o especialista lista cinco dicas, que englobam tanto a parte física quanto a mental.
- Se exercite regularmente;
- Evite cigarro e álcool;
- Inclua alimentos ricos em fibras nos seus hábitos alimentares;
- Não exagere no sal e na gordura;
- Cuide da saúde mental, pois o estresse também pode ser um fator de risco;
A prática regular de atividade física é uma das melhores formas para combater e para prevenir a hipertensão, doença que causa o aumento da pressão sanguínea nas paredes das artérias do corpo humano.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os indivíduos pratiquem ao menos 150 horas de atividade física intensa por semana para a manutenção da saúde do organismo.