Continua após publicidade

10 dicas para aumentar a sua autoconfiança agora mesmo

Precisa de um boost de humor? Então, leia - e pratique! - essas dicas para melhorar a autoconfiança

Por Marcela De Mingo
9 mar 2023, 08h00
autoconfiança
Desenvolver a própria autoconfiança leva tempo, mas não precisa ser difícil (Alexander Suhorucov / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

Sentir-se confiante nem sempre é simples. Durante o ciclo menstrual, por exemplo, é comum as mulheres perderem a confiança e verem uma queda na autoestima por causa das mudanças hormonais. A forma como foram criadas e as suas experiências de vida também podem interferir diretamente na maneira como se veem – o que significa que a autoconfiança é, sim, uma questão para as mulheres. 

Construir a sensação de confiança é um processo longo que exige tempo e paciência, porém, é possível nutrir a própria confiança todos os dias com pequenas ações que colaboram para o nosso bem-estar. Seja porque você “acordou do lado errado” da cama, seja porque está em uma fase complicada ou porque a TPM veio forte demais esse mês, veja como você pode mudar a sua sensação e trabalhar a sua autoconfiança com essas dicas rápidas: 

1

Coloque o seu perfume favorito

Estudos indicam que mulheres que usam fragrâncias se sentem mais confiantes do que aquelas que pulam essa etapa ao se arrumarem. Uma pesquisa feita pela Universidade de Liverpool, no Reino Unido, mostrou que 90% das mulheres se sentem mais confiantes quando usam um perfume que gostam. Impressionante, não? 

2

Arrume a postura

A postura faz muita diferença na maneira como uma pessoa se sente, sabia? Ao longo do dia, é normal as pessoas encolherem a coluna e “diminuírem” de tamanho. Por isso, aquela máxima das mães está correta: arrumar a postura não só é bom para a saúde como também para a nossa autoconfiança. 

Continua após a publicidade

E se você precisa de mais provas: esse estudo de 2014 mostrou que sentar com a postura correta melhora a autoestima e o humor.

3

Faça uma “postura do poder”

A roteirista Shonda Rhimes, criadora da série Grey’s Anatomy, relatou no seu livro “O Ano em Que Disse Sim” que costumava fazer a “pose da Mulher Maravilha” no elevador antes de um evento importante. 

Ela não estava errada: existem posturas que, de fato, nos ajudam a nos sentir mais confiantes e postar-se ereta, com as mãos nas cinturas e o rosto elevado colabora para a sensação de autoconfiança. Experimente! 

4

Dance ao som da sua música favorita

Continua após a publicidade

Existe uma série de pesquisas que comprovam os efeitos da música no humor e na sensação de bem-estar. Por isso, se você está se sentindo insegura ou sem confiança, coloque uma música animada e que você adora para tocar. Se possível, dance junto! Você vai perceber a mudança imediata no seu estado de espírito. 

5

Abrace o fracasso

É isso mesmo. O fracasso é inevitável – e é parte do caminho para o sucesso. Se você está se sentindo insegura por conta de uma situação que “deu errado” ou não saiu como o esperado, sente com caderno e caneta em mãos e escreva o que você pode aprender com essa experiência. Reverter um fracasso em aprendizado não só melhora a sua confiança como reforça a sua capacidade de superação. 

6

Converse com os seus amigos

Fato é: seres humanos são seres sociais e precisam dos relacionamentos para sobreviver. Isso significa que pedir a ajuda dos seus amigos faz toda diferença, mesmo que o maior problema seja um dia esquisito causado pelo seu ciclo menstrual

Continua após a publicidade

Na dúvida de onde buscar um reforço de confiança? Converse com os seus amigos próximos e veja a mágica acontecer. 

7

Ouça as suas superstições

Você tem uma roupa da sorte? Uma pulseira preferida? Um anel que usa sempre que tem uma reunião importante? Não importa o que seja, abrace as suas superstições e faça o que for preciso para recobrar a confiança – que seja dar três pulinhos antes de uma reunião ou falar para si mesma em voz alta “Eu sou capaz de conquistar tudo o que eu desejo!” na frente do espelho antes de sair de casa. 

8

Faça exercício físico

Um estudo de 2019 trouxe (mais) uma prova de que fazer exercícios físicos é essencial para a autoestima. Não só traz uma série de benefícios para a saúde, como também ajuda na recuperação da autoestima após momentos de vida complexos. 

Continua após a publicidade

Ter um objetivo de saúde (como perder peso) e buscar alcançá-lo reverbera em todos os aspectos da sua vida, afinal, ao ver os números da balança mudarem, você percebe que é, sim, capaz de conquistar um objetivo. Ou seja: mais confiança!

9

Flerte com alguém

Flertar é uma delícia e, muitas vezes, deixamos de lado essa parte da interação humana. Além de melhorar a confiança, é uma forma divertida de interagir com as pessoas. Mesmo que você esteja em um relacionamento, quando foi a última vez que você flertou com o seu parceiro ou parceira? Hora de colocar as suas melhores cantadas para jogo! 

1 0

Visualize

Exercícios de visualização são uma ótima forma de trabalhar a autoconfiança. Michael Phelps, o renomado nadador norte-americano, ficou famoso por fazer exercícios de visualização antes de nadar – ele se imaginava terminando as provas em tempo recorde e ganhando a medalha de ouro. Nem precisamos dizer que funcionou, certo? 

Publicidade