Continua após publicidade

Usar sutiã para dormir: sim ou não?

Durante a gravidez e antes da menstruação são os períodos que a prática mais traz benefícios

Por Amanda Ventorin
21 abr 2022, 10h00
sutiã rendado
 (Olya Kobruseva/Pexels)
Continua após publicidade

Quem nunca sentiu o alívio em poder tirar o sutiã após um longo dia fora de casa? Ainda sendo um assunto que gera muitas dúvidas para aqueles que tem seios (não, eles não irão cair se você abrir mão da lingerie), dormir com sutiã deve ser o maior deles. Será que remover a peça ao deitar é a melhor escolha?

É RUIM DORMIR DE SUTIÃ?

A resposta é: Não. De acordo com a ginecologista Taís Calomeny, não há nenhuma contraindicação sobre o uso de sutiã para dormir. “Muitos já tentaram relacionar que o uso do sutiã poderia prejudicar a liberação de fluidos e toxinas, mas tudo isso é mito, não há nenhum motivo pelo qual não se deva usar”. 

Apesar disso, não é qualquer sutiã que você deve usar na hora de descansar. Evite sutiãs de material sintético, aros ou tops de sustentação para seu próprio conforto. 

QUANDO USAR ELE PODE SER BENÉFICO?

Sheryl A. Ross, ginecologista e autora do livro Sheology: The Definitive Guide To Women’s Intimate Health, conta que a mulher pode se beneficiar do uso do sutiã em alguns períodos: como antes da menstruação.

Continua após a publicidade

Isso acontece pois com o aumento dos níveis de estrogênio e progesterona, os seios podem se tornar maiores, mais sensíveis e doloridos. ‘Quando você coloca um sutiã confortável isso diminui o impacto e a dor que você pode sentir” completa Taís que reforça a importância de escolher a peça correta para não gerar um desconforto maior. 

Além disso, mulheres grávidas e em período de amamentação também podem se beneficiar do sutiã na hora de dormir. Isso porque o nível de estrogênio e progesterona chegam a triplicar nesse período, causando desconforto e dor. 

E após a gravidez, a amamentação dispara o aumento na produção do hormônio prolactina (que faz com que os seios produzam leite após o nascimento), contribuindo ainda mais para o inchaço e a sensibilidade dos seios.

COMO ESCOLHER O MELHOR SUTIÃ PARA DORMIR?

  • Evite as peças com aros de ferro
  • Escolha um sutiã confortável
  • Dê prioridade para os tecidos naturais e não sintéticos
  • Não use um top esportivo 
  • Não use uma peça apertada demais

E SE EU OPTAR POR DORMIR SEM?

Continua após a publicidade

Para mulheres com seios pequenos, ou até mesmo para aquelas que não são fãs da peça, não há problema algum em continuar seguindo sem seu uso na hora de dormir. 

Diferente do que você pode ter escutado por aí, dormir sem sutiã não irá deixar os seios flácidos. Mas, segundo a autora, ficar sem sutiã acordado pode causar mais danos ao longo do tempo. Isso acontece pois quando você está sentado ereto ao longo do dia, a gravidade vai colocar uma força para baixo em seus seios, e sem sutiã, o tecido mamário delicado e sensível não possui um suporte, o que pode fazer com que os seios caiam, de acordo com a autora Sheryl.

 

 

Publicidade