Panela antiaderente: 6 dicas para cuidar bem da sua
Essas panelas podem durar muito, desde que os devidos cuidados sejam tomados
Cozinhar exige acessórios adequados que nem sempre são baratos. Pense em um conjunto de panela antiaderente, por exemplo. Ele é um investimento que, com sorte, vai durar muitos anos – sorte e um pouco de cuidado, claro!
Para quem nunca aprendeu a cuidar das panelas antiaderentes, agora é a hora: montamos uma lista com as principais dicas para que as suas panelas não só durem muito, como também sigam servindo de auxiliares para os pratos deliciosos que você pretende cozinhar daqui para a frente.
1Comece do jeito certo
O primeiro passo para cuidar bem das suas panelas antiaderentes é saber os procedimentos necessários antes de usá-las. Via de regra, essas dicas estão escritas na etiqueta ou na caixa que acompanham a panela em questão, mas podem ser resumidas da seguinte maneira:
- Lave a panela com uma esponja macia e sabão ou detergente neutros
- Unte a área interna da panela com óleo ou a gordura de escolha e leve ao fogo baixo ou médio por até 2 minutos.
- Deixe a panela esfriar e lave novamente.
Use os utensílios adequados
Panelas antiaderentes precisam de cuidado extra por causa da camada superficial responsável por não deixar os alimentos grudarem. Com o uso incorreto, essa película pode descascar e prejudicar a sua função e a saúde de quem usa, por isso, o ideal é mexer os alimentos com colheres de pau, de silicone ou utensílios de plástico. Nunca de ferro ou aço inox e evite usar facas para cortar alimentos dentro da panela.
3Tenha paciência para lavar
Ao contrário de uma panela comum, as panelas antiaderentes precisam esfriar antes de serem lavadas – caso contrário o revestimento antiaderente pode ser danificado. Por isso, evite tirá-la do fogo e colocá-la direto na água – espere que ela esfrie bem antes de lavar, e cuidado com a temperatura da água: ela deve estar entre fria e morna, jamais quente.
4Em caso de dificuldades, deixe a panela de molho
Se algo grudou no fundo da sua panela, o ideal é não usar utensílios pontiagudos (como facas) para tentar tirar o alimento queimado. Aposte em utensílios de plástico ou silicone e, em caso de dificuldade, deixe a panela de molho em água morna e detergente, isso vai amolecer a comida e facilitar a limpeza. Dessa forma, você pode lavar a panela normalmente e sem perigo de danificar o revestimento.
5Evite esponjas de aço
A palha de aço, assim como o lado metálico de algumas esponjas de cozinha, podem danificar bastante a película antiaderente dessas panelas. É por isso que a recomendação é sempre utilizar esponjas macias e um detergente ou sabão neutro – nada de substâncias abrasivas, ok?
6Armazenamento perfeito
Infelizmente, a tendência de muitos de nós é armazenarmos as panelas empilhadas em um armário na cozinha. Porém, isso não é bom para as versões antiaderentes. O ideal é que elas sejam guardadas uma ao lado da outra (e não empilhadas), sem nada por cima ou embaixo.