Quando o assunto são sonhos, existem muitas teorias sobre o que eles são e o que significam. E quem nunca pesquisou na internet o significado de um sonho… que atire a primeira pedra! Por isso, hoje trouxemos um passo a passo de como você pode interpretar os sonhos que tem à noite.
O QUE SÃO SONHOS?
“Sonhos são, fundamentalmente, e de acordo com a psicanálise, a representação dos nossos inconscientes”, explica o psicólogo Alexander Bez, especialista em relacionamentos e saúde mental. “Psicanaliticamente falando, os sonhos são um dos quatro caminhos utilizados pela linha psicanalítica para se chegar aos conteúdos que residem no inconsciente, estando esses latentes, e, assim, não acessíveis.”
Os sonhos se formam por muitas razões. Essas motivações vão desde conteúdos reprimidos até desejos amorosos, passando por vivências de traumas – e, inclusive, sendo repetitivos de acordo com o trauma experienciado. No entanto, independentemente da origem, todos os sonhos têm a particularidade de remeter a esse acesso que está bloqueado mentalmente.
É por isso que os sonhos têm uma conexão direta com o nosso estado emocional e físico. “Os sonhos também representam conflitos psicológicos, emocionais e físicos. Nesse último caso, se você tiver alguma afecção física ou passará por alguma cirurgia, mesmo que apenas de uma extração dentária.”
Podemos lembrar, aqui, de um caso super clássico: pessoas que sonham com chuva ou cachoeiras porque estão com vontade de fazer xixi. É um sinal do inconsciente de uma necessidade física que ainda não foi sanada. Muitas vezes, o sonho pode ser ainda mais explícito: você sonha que está fazendo xixi e pode acabar, inclusive, aliviando a bexiga na cama mesmo.
SONHOS PODEM SER INTERPRETADOS?
Como dito anteriormente, todo mundo já quis interpretar os próprios sonhos em algum momento da vida, mas eles só podem ser corretamente analisados por profissionais de saúde mental (como psicólogos) que seguem a linha da psicanálise ou os próprios psicanalistas.
“O acesso ao inconsciente e as suas interpretações são de cunho exclusivo da psicologia psicanalítica. Nunca, jamais da linha comportamental”, esclarece o profissional. “O trabalho de interpretação dos sonhos é individual — de paciente para paciente. E a análise só pode ser feita através do profissional que está atendendo o paciente.”
Toda a análise é válida e, mesmo com a descrição do sonho pelo paciente, as interpretações às vezes necessitam de associações que demandam tempo. Ou seja, uma rápida busca no Google, infelizmente, não vai trazer respostas precisas sobre o porquê você sonhou que aquela tia distante insistia que você estava grávida.
COMO INTERPRETAR OS SONHOS?
Considerando a recomendação de Alexander – apenas profissionais capacitados podem interpretar corretamente os sonhos que temos, é essencial compreendermos que essas interpretações dependem de muitos fatores e mudam de pessoa para a pessoa – já que os significados e símbolos são altamente particulares.
Porém, vale a pena prestar atenção em alguns pontos que podem indicar um caminho de interpretação que, em seguida, pode ser explorada com a ajuda do profissional adequado.
Preste atenção nas emoções
Sonhos, muitas vezes, despertam emoções – algumas delas muito fortes. Preste atenção em quais sensações são essas, a situação em que aconteceram e escreva sobre o assunto quando acordar. Aqui, vale até refletir se essas sensações e situações têm algum paralelo com o que você está vivendo agora.
Atente-se às pessoas
Os personagens que protagonizam o seu sonho também são importantes. Quem são as pessoas envolvidas no seu sonho? São conhecidas ou desconhecidas? São pessoas com quem você convive hoje ou relações passadas, como uma amiga de infância ou um professor? E, indo além, qual significado essa relação tem para você? Muitas vezes, sonhar com um pai rígido é um sinal de ansiedade e medo de desapontar desencadeado por uma questão de trabalho.
3Observe a totalidade
Um único sonho pode ter significados bastante específicos, mas vale a pena observar os sonhos como um todo em busca de padrões de comportamento, por exemplo.