Continua após publicidade

Perder peso rápido: 3 maneiras comprovadas pela ciência

Estudos mostram como perder peso de maneira rápida sem comprometer sua saúde

Por Amanda Ventorin
Atualizado em 5 Maio 2023, 17h51 - Publicado em 1 fev 2022, 10h00
pés de pessoa branca sobre balanca, se pesando para perder peso rápido
Seu objetivo é perder peso rápido? / (Pavel Danilyuk/Pexels)
Continua após publicidade

É sempre melhor perder peso de forma gradual, pouco a pouco. Mas, seja por questão de necessidade ou ordem médica, a ciência já comprovou 3 métodos que te ajudam a perder peso rápido – e de maneira saudável e segura. Esqueça as dietas da moda ou qualquer outro método questionável que você achou na internet e tente essas práticas (não sem antes consultar seu médico, claro).

 

1

CORTE OS CARBOIDRATOS REFINADOS

Uma maneira de perder peso rápido é cortando o açúcar e carboidrato refinado, de acordo com a ciência. Pesquisas sugerem que uma dieta low carb pode reduzir o apetite, mas isso quando você substitui os refinados pelos carboidratos integrais. Apenas cortar todo tipo de carboidrato por inteiro pode levar a diversos problemas de saúde e também a “escorregões”, levando ao efeito sanfona e uma dificuldade maior em manter o peso.

Reduzindo o consumo dos refinados (como farinha branca, pão, macarrão etc) e os substituindo por alimentos integrais, os níveis de fome diminuem, fazendo com que você consuma menos calorias e queimando a gordura armazenada, em vez dos carboidratos consumidos.

Um estudo de 2019 correlacionou alimentos integrais com menores índices de massa corporal (IMC).

2

APOSTE EM PROTEÍNA, GORDURA E VEGETAIS

  • Proteína

A proteína, durante o processo de emagrecimento, deve ser uma das suas melhores amigas. Segundo estudos, ela ajuda a preservar a sua saúde e músculo enquanto você perde peso. Algumas evidências mostram que, consumir a quantidade adequada do grupo alimentar, pode melhorar fatores cardíacos de risco, apetite e até mesmo redução do triglicérides, pressão arterial e a circunferência da cintura.

Mas qual a quantidade correta de proteína a se consumir? De acordo com International Recommended Dietary Allowance (RDA), de maneira geral, o consumo ideal é de 0.8 gramas por quilo corporal, porém esse número pode mudar de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

Continua após a publicidade

Fontes saudáveis de proteína:

Carne: Bife, frango, porco e carneiro

Peixe e frutos do mar: Salmão, camarão

Ovos

Grãos: Feijão, quinoa

Tofu

Continua após a publicidade

  • Vegetais e Legumes

Vegetais de folhagem escura são importantes durante o processo de perda de peso. Eles são ricos em nutrientes e pode-se consumir uma porção maior sem aumentar tanto o número de carboidratos e calorias no prato.

Fonte de nutrientes do reino vegetal:

Brocolis

Couve-flor

Esfinafre

Tomate

Continua após a publicidade

Pepino

  • Gordura

É importante lembrar que apesar do que se diz, a gordura não é o grande vilão quando o assunto é saúde.

Gorduras boas são importantes para manter uma alimentação balanceada, independente do seu plano alimentar – azeite de oliva e óleo de abacate são boas opções para inserir no plano alimentar. Já outras gorduras como manteiga e óleo de coco devem ser usadas em moderação por possuírem mais gordura saturada (a gordura ruim) que pode causar problemas cardiovasculares, de acordo com estudos.

3

MOVIMENTE-SE

Apesar de não ser um requisito para perder peso, se exercitar pode ajudar o processo a ser mais rápido (além de diversos outros benefícios que a pratica regular pode trazer). E o levantamento de peso pode ser o exercício mais indicado pois você queima muitas calorias e mantém seu metabolismo acelerado.

É recomendado ir para a academia de 3 a 4 vezes na semana para levantar peso, mas não se esqueça de consultar um profissional da área e seu médico antes de começar. Para aqueles que não podem fazer esse tipo de exercício, o treinamento de cardio e aeróbico é uma boa opção – caminhar, correr, andar de bicicleta e até mesmo nadar trazem excelentes benefícios para a perda de peso.

Continua após a publicidade

 

Publicidade