Casa Clã: 3 hábitos simples para ter uma rotina mais saudável
Nicole Vendramini, uma das fundadoras da marca Holistix, apresenta medidas práticas para incluir no dia a dia
Ter hábitos saudáveis pode ser um grande desafio, principalmente para quem tem que lidar com inúmeras exigências tanto do trabalho quanto da vida pessoal. Na correria do dia a dia, os momentos de autocuidado acabam sendo esquecidos. É nessa realidade que as empreendedoras Nathalia Simões e Nicole Vendramini se juntaram em prol de um objetivo: ajudar as pessoas a tornarem as suas rotinas mais benéficas para os seus corpos. Com essa motivação, as duas fundaram a marca e plataforma Holistix, que se insere no universo da saúde e de oferece algumas soluções práticas, rápidas e que realmente funcionam.
Na Casa Clã, evento feminino que visa celebrar o mês da mulher organizado por CLAUDIA, Bebê.com, Boa Forma e Elástica, Nicole teve uma conversa com as inscritas sobre o que podemos fazer para ter uma rotina um pouco mais equilibrada, na tarde da sexta-feira, 10 de março. Uma das reflexões levantadas pela convidada foi a respeito de como tentamos dar conta de tudo e esquecemos de prestar atenção no nosso próprio bem-estar. Você se lembra quando foi a última vez que voltou o seu olhar para si e apenas pensou a respeito do seu bem-estar físico e mental?
“A gente quer muito fazer tudo, quer muito não descansar, mas talvez o nosso corpo talvez não queira tanto. A gente precisa entender os nossos limites e do que vamos abrir mão se quisermos fazer tudo isso”, disse ela, no talk “Três mudanças para adotar na sua rotina”.
Segundo ela, o segredo para ter hábitos mais saudáveis é fazer com que eles fiquem automatizados pelo nosso cérebro. “Quando repetimos bons hábitos, a gente os automatiza e eles ficam mais fáceis. Quando a gente repete hábitos ruins, eles se tornam mais fáceis, e fica muito mais difícil se livrar disso”, explicou.
Por isso, para começar a ter uma vida focada em qualidade de vida, é necessário ter força de vontade e foco, e não se esquecer que essa iniciativa depende totalmente de você. Durante o bate-papo na Casa Clã, Nicole também aconselhou que, se o seu objetivo é ser mais saudável, sempre considere o seu contexto de vida e se adeque.
“Hoje, a nossa vida é uma, amanhã talvez seja outra. Ou seja, a gente precisa ser capaz de flexibilizar essa rotina de acordo com isso também. Então, hoje eu não tenho filhos, mas se amanhã eu tiver e eu não conseguir me adaptar, eu não vou ter nenhuma chance de ser saudável. Pense no seu dia a dia e no que você pode fazer hoje”.
SAÚDE É MAIS DO QUE ATIVIDADE FÍSICA E ALIMENTAÇÃO
Inspirada no método Ayurveda, no talk no evento feminino, Nicole defendeu que a digestão é mais importante do que o alimento que você come. “Por exemplo, se você come salada todos os dias, mas está com problemas para digeri-la, você tem um problema. Agora, se você come fast-food todos os dias e consegue digeri-lo, é melhor do que o contrário. É a digestão de sentimentos, de acontecimentos e de emoções”, esclareceu.
Com base no ciclo circadiano, ela explicou como o nosso corpo tem conexão com a natureza e como a luz solar influencia o funcionamento dele. “A nossa ligação com o meio ambiente é algo totalmente científico”, destacou.
Segundo Vendramini, das seis da manhã até às dez, é uma fase no qual o sol ainda está nascendo, e é importante ter calma durante esse momento do dia.
“Na teoria, não é para a gente acordar às seis da manhã, e às seis e cinco minutos estar praticando atividade física, por exemplo. Isso até pode parecer saudável, mas a verdade é que o nosso corpo ainda não está preparado para tanta intensidade naquele momento. Fisicamente falando, a gente até pode fazer exercício de manhã, mas o ideal é acordar um tempo antes”, citou.
Já a parte da tarde é um ótimo momento para a socialização, para a troca de ideias e para a criatividade. À noite, o nosso corpo pede descanso.
3 MINI-HÁBITOS PARA UM DIA A DIA MAIS SAUDÁVEL
Estes são alguns hábitos que Nicole indicou durante o bate-papo para que você consiga tratar o seu corpo de um jeito mais sensível e cuidadoso:
1Raspar a língua
A princípio, você pode achar que este hábito não faz tanta diferença assim para a sua saúde. Entretanto, raspar a língua é fundamental para a eliminação de bactérias e de outras toxinas que ficam acumuladas na região, e contribui para o sistema digestivo e para a prevenção de algumas infecções.
2
Tomar uma bebida quente pela manhã
“O líquido quente e o calor têm a ver com a digestão física. Em um processo saudável e lógico, a gente deveria acordar e evacuar. E, quando não fazzemos isso, significa que há algo no relógio biológico que não está 100%. Tomar uma bebida quente ou colocar uma almofada térmica nessa região abdominal ajuda muito a incentivar a circulação para essa região e provocar movimentos que nos estimulam a ir no banheiro. Além disso, essa bebida quente também dá aquela sensação de conforto”, explicou Vendramini em entrevista à Boa Forma no final do talk.
3
Registrar os momentos do dia
Vale a pena escrever tudo o que você estiver sentindo e pensando, pois esse é um cuidado que pode proporcionar mais equilíbrio para a saúde mental. “Esse anotar, não é só uma questão de organizar no papel, é uma questão de realmente processar os acontecimentos, racionalizar os sentimentos, e conseguir se desassociar deles também para conseguir relaxar e dormir”, concluiu Natália Vendramini.
SOBRE A CASA CLÃ
A Casa Clã vai rolar até o dia 11 de março, e te convidamos para participar do evento. A seguir, você confere todas as informações:
QUANDO: de 8 a 11 de março
ONDE: Casa Higienópolis, na Avenida Higienópolis, 758 – Consolação, São Paulo – SP