Continua após publicidade

Café mancha os dentes? 8 respostas sobre saúde bucal

Os cuidados com a boca são cercados de dúvidas que podem confundir as pessoas. Dentista esclarece as mais comuns!

Por Juliany Rodrigues
9 fev 2024, 14h30
café mancha os dentes
É verdade que café mancha os dentes? Descubra! | (senivpetro/Freepik)
Continua após publicidade

Você já ouviu falar que café mancha os dentes? Ou então que mascar chiclete faz mal à saúde bucal? Essas são apenas duas das inúmeras dúvidas que muitas pessoas têm a respeito de como certos hábitos podem impactar o nosso sorriso. A seguir, com a ajuda do Sérgio Lago, cirurgião-dentista embaixador da S.I.N Implant System, esclarecemos as oito principais. Veja!

 

8 RESPOSTAS SOBRE SAÚDE BUCAL

1

Mascar chiclete faz mal aos dentes?

Segundo Sérgio Lago, os chicletes sem açúcar podem ser benéficos para a saúde bucal, uma vez que o ato de mascá-los aumenta a salivação, equilibrando o pH da boca e evitando a ação de bactérias, que encontra mais dificuldade para se fixar nos dentes e fermentar os resíduos alimentar.

No entanto, não é novidade para ninguém que consumir guloseimas com muito açúcar pode sim colocar em risco a saúde dentária, favorecendo o surgimento de cáries e outros problemas.

Então, se você tiver o hábito de mascar chiclete, o melhor a se fazer é priorizar as versões zero açúcar.

2

 

Café mancha os dentes?

Em função dos seus pigmentos, o tão amado café pode sim provocar manchas nos dentes. Uma dica para driblar esse efeito é, após aproveitar a bebida, fazer um bochecho com enxaguante bucal sem álcool, pois isso ajuda a eliminar os resíduos e pigmentos que possam ter se fixado nos dentes.

3

 

Cárie pode dar em qualquer idade?

Sim. A cárie é comumente associada à infância, porém isso não significa que ela não pode atingir pessoas de todas as idades. Para preveni-la, além de visitas regulares ao dentista, ao menos uma vez no ano, é necessário fazer a higienização adequada ao menos três vezes ao dia após as refeições.

Continua após a publicidade
4

 

Posso usar a mesma escova de dentes por vários meses?

Sérgio afirma que a substituição da escova de dentes precisa ocorrer a cada três meses. Isso porque, quando esse item é usado com frequência, as cerdas começam a se desgastar, perdendo sua eficácia na remoção de placa bacteriana e de resíduos alimentares.

Na hora de comprar uma nova escova, o ideal é optar por aquelas que tenham uma cabeça pequena e arredondada, já que elas conseguem alcançar áreas mais estreitas da boca, garantindo a limpeza de toda a região. Além disso, para evitar ferimentos nas gengivas e danos ao esmalte dentário, as cerdas devem ser macias e homogêneas.

5

 

O clareamento dental danifica os dentes?

O clareamento dental é um procedimento popular entre as pessoas que querem um sorriso mais branco. Sob a supervisão de um bom profissional, ele é totalmente seguro e não compromete a saúde bucal. Ao realizá-lo, sempre siga as orientações do seu dentista.

6

 

Qual a importância da língua na higiene bucal?

A língua pode abrigar bactérias e, por isso, no processo de limpeza bucal, também é fundamental dedicar uma atenção especial à ela. Você pode escová-la suavemente ou usar um raspador de língua.

7

 

Mau hálito tem tratamento?

A resposta para essa questão é sim. Para tratá-lo, o primeiro passo é procurar um dentista, que irá identificar a causa do mau hálito e te passar as recomendações adequadas para o seu caso. Muitas vezes, o acúmulo de placa bacteriana pode gerar fortes odores na boca, e isso é facilmente resolvido durante uma consulta.

Continua após a publicidade
8

 

É necessário fazer uso do enxaguante bucal diariamente?

O enxaguante bucal não substitui a escovação e o fio dental. Para que o uso seja eficaz, é interessante investir nele sempre que houver indicação do dentista.

 

 

Publicidade