Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Bocejar durante o treino: entenda como isso pode ser positivo para sua performance

“É seu corpo trabalhando por você, não contra você”, explica personal trainer

Por Maraísa Bueno
Atualizado em 11 ago 2025, 10h21 - Publicado em 6 ago 2025, 12h00
.
Se você acha que bocejar no treino é sinal de cansaço, está enganada e a ciência explica! (./Freepik)
Continua após publicidade

Às vezes, no meio do treino, vem aquela vontade enorme de bocejar, que não há como controlar. A sensação é a de que estamos com preguiça ou com muito sono bem durante a execução do exercício, não é mesmo? Mas, fique tranquila que isso é só uma forma do seu corpo mostrar que está tudo sob controle!

Estudos sugerem que o bocejo pode ajudar a resfriar o cérebro durante atividades intensas — como exercícios físicos — quando a temperatura corporal sobe. No estudo “Yawning as a Brain Cooling Mechanism: Nasal Breathing and Forehead Cooling Diminish the Incidence of Contagious Yawning”, trouxe essa hipótese de que o bocejo é um mecanismo de resfriamento cerebral.

“Durante o treino, sua temperatura corporal aumenta, sua frequência cardíaca acelera e seu cérebro precisa de mais oxigênio pra continuar funcionando bem”, explica a personal trainer Jully Raiana.

De acordo com a profissional, o bocejo é tipo um “respiro” natural para manter seu foco, resfriar seu cérebro e ajudar no seu rendimento. “Então se bocejar, já sabe: seu corpo tá trabalhando por você, não contra você!”, finaliza.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.