Usou antibióticos? Entenda os impactos na sua performance durante os treinos
Ao tratar uma infecção, é importante priorizar o descanso adequado para que o corpo consiga se recuperar
Existem diversos fatores que podem influenciar a sua performance nos treinos, entre os principais, a hidratação, a nutrição, o sono, a saúde mental, o consumo de álcool e até mesmo a temperatura do ambiente.
Um dos pontos que muitas pessoas esquecem é que o uso de certos medicamentos também pode ter impacto, especialmente os antibióticos.
O uso de antibiótico pode interferir na performance dos treinos?
As infecções no organismo já comprometem significativamente o desempenho na prática de atividades físicas, e os remédios utilizados para combatê-las podem intensificar ainda mais essa queda de rendimento.
Alguns antibióticos, principalmente os que fazem parte da classe das fluoroquinolonas, podem trazer uma série de efeitos colaterais e aumentar o risco de lesões esportivas.
Uma pesquisa publicada no Journal of Athletic Training apontou que as fluoroquinolonas têm o potencial de provocar tendinite, dor no tendão ou rupturas, mesmo após seis meses de interrupção do uso.
O efeito é particularmente preocupante para quem pratica atividades físicas que exigem movimentos repetitivos e para atletas que praticam modalidades de alta intensidade.
Vale destacar que esses problemas são mais comuns quando as fluoroquinolonas são ingeridas por longos períodos de tempo ou em doses altas.
Além disso, é importante citar que os antibióticos podem gerar desconfortos gastrointestinais, como dor no estômago e náuseas, o que pode afetar negativamente a disposição para treinar.
A presença de uma infecção no corpo ainda potencializa a sensação de fadiga e de cansaço, outro fator que também pode sabotar a sua performance nos exercícios.
“Nesses momentos, é necessário respeitar os sinais do corpo e evitar treinos intensos, uma vez que o sistema imunológico já está comprometido combatendo a doença”, ressalta Michele Andreata, médica pneumologista da Saúde no Lar.
Pode treinar enquanto toma antibióticos?
No geral, você até pode treinar enquanto toma antibióticos, mas, para isso, deve estar se sentindo bem e sem sintomas como febre, dores fortes e mal-estar.
No caso do uso de medicamentos que são da classe das fluoroquinolonas, o melhor a se fazer é evitar exercícios moderados ou intensos.
Se você estiver realizando um tratamento com antibióticos e deseja praticar atividades físicas, o ideal é procurar a orientação do seu médico e informá-lo sobre as modalidades que você faz e a intensidade dos seus treinos.
Durante o uso desses remédios, também é fundamental prestar bastante atenção no descanso. Para se recuperar adequadamente, o corpo precisa de um tempo de pausa e redirecionar suas energias para o combate à infecção.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.