Além de se alimentar, a pausa do almoço pode ser um bom momento para relaxar, focar a mente em outros lugares e passar alguns valiosos minutos offline. Veja as dicas de Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia:
1- Cuidado com o cardápio
“Refeições muito calóricas, ricas em gorduras saturadas, carboidratos simples, açúcares e farináceos fazem com o que o seu organismo invista 30% mais energia no processo de digestão”, explica Marcella. É nessa hora que bate aquela preguicinha de voltar para o trabalho. Por isso, vale investir em pratos mais leves com vegetais, leguminosas e proteínas magras.
2- Coloque a mão na massa
Cozinhar pode ser um processo terapêutico. Já que a tarefa exige atenção para que a refeição não queime (e você não se machuque), pode funcionar como um bom desvio de foco das cobranças do trabalho. “Além disso, você tem mais controle sobre o que está consumindo”, ressalta a médica.
3- Crie uma rotina
No escritório ou no home office, você deve estabelecer um horário para almoçar e cumpri-lo sempre que possível. A partir daí, fica mais fácil definir também pequenas pausas para lanches ao longo do dia.
4- Foco na comida
Desligue o computador, coloque o celular para carregar e evite a televisão. “Quando comemos de forma mecânica, ingerimos mais calorias do que realmente precisamos”, conta Marcella. A sensação de prazer proporcionada pela comida também pode passar despercebida se a sua cabeça está em outro lugar.
5- Explore outras possibilidades
Não gosta de cozinhar ou quer dividir o horário de almoço com outra atividade, como um curso? Se planeje para tornar as refeições mais rápidas. Vale cozinhar no final de semana e deixar marmitas prontas ou optar por deliveries de comidas caseiras e saudáveis. Na hora de pedir, evite os fast foods e ultraprocessados.