3 sinais de que você está passando muito tempo sentado
Veja também algumas dicas para evitar o problema
Seja no home office ou no escritório, trabalhar em frente ao computador precisa ser feito com cautela e acompanhado de uma rotina que previna o surgimento de dores, principalmente as causadas pelo simples fato de se passar muito tempo sentado.
Mas muitas vezes ficamos tão focados nos afazeres que até esquecemos de fazer pausas — ou então a pausa é para o sofá, onde ficamos sentados novamente.
Por isso, conversamos com David Gusmão, médico ortopedista especialista em quadril, para entender alguns sinais de que é hora de se levantar:
- Dor na virilha
Sabe quando você viaja muitos horas de carro e, ao finalmente sair do veículo, sente a virilha “puxando”? “Essa dor é provocada, na maioria das vezes, pela articulação do quadril”, explica David.
- Dor lombar
“O incômodo na região posterior das costas possui origem na própria coluna lombar e, mesmo sendo muito comum, pode indicar complicações mais graves quando a recorrência é frequente.”
- Dor no quadril
Se você sente esse tipo de dor que vem no osso do quadril, preste muita atenção! “Dores na região quadril, após muito tempo sentado, podem indicar que a cartilagem e/ou estruturas próximas da mesma estão sendo machucadas, sendo sinal de grande alerta.”
O QUE FAZER SE VOCÊ SENTE ESSAS DORES
Se elas são muito frequentes, procure um médico ortopedista para entender seu diagnóstico.
Já, se elas são pontuais, não há grandes motivos para pânico, há algumas hábitos para você incluir na rotina que resolvem o quadro.
“A ginástica laboral é fundamental durante o período de ofício remoto e evita que o indivíduo permaneça por muito tempo na mesma posição, porque a falta dela resulta em lesões e dores musculares”, explica o fisiologista do exercício da Nilo Saúde, William Komatsu.
Ele reuniu quatro práticas físicas simples, inspiradas na ginástica laboral, que podem fazer muita diferença no seu dia a dia:
- Levantar a cada um hora
É importante estabelecer metas de locomoção durante o dia. Coloque o despertador a cada uma hora para sinalizar o momento de deixar a cadeira de lado. Nesse momento, movimente-se, suba escadas ou simplesmente vá ao quintal/sacada para tomar um pouco de ar fresco.
- Fazer alongamento
Quando passamos longos períodos na mesma posição, nosso corpo sofre, por isso é preciso lembrar de se alongar. Exercícios como estender os braços, o pescoço e as pernas, são importantes para tirar a sensação pesada nas articulações .
“É sempre bom reforçar que o alongamento é uma prática extremamente necessária, tanto para pessoas que praticam exercícios físicos, quanto para sedentários, pois melhora a flexibilidade e mobilidade do corpo a partir do estiramento das fibras musculares”, diz William.
- Trabalhar tornozelos, punhos e antebraço
Um dos problemas de trabalhar horas sentado na mesma posição são as tendinites. Elas podem causar dores localizadas, fazendo com que os membros afetados inchem. Essa inflamação é muito comum em tornozelos, punhos e ombros.
Então, para evitar desgaste destas áreas do corpo, invista em pausas durante o trabalho e faça movimentos circulares com essas articulações.
- Levantar para se hidratar
Durante o expediente, é comum deixarmos aquela garrafinha de água abastecida próxima ao notebook, porém, evite encher a garrafa até o limite. Coloque uma quantidade média de água para forçar novas idas ao filtro para buscar a bebida. Com isso, você se levanta, arruma a postura e movimenta o corpo para realizar outra coisa importante: a hidratação.