Continua após publicidade

Inchaço: alimentos que você deve priorizar para evitar a retenção

Além de fugir de industrializados e itens cheios de sal, é importante incluir na rotina ingredientes que ajudam a eliminar os líquidos excedentes

Por Marcella Centofanti (colaboradora)
Atualizado em 3 Maio 2024, 10h32 - Publicado em 15 jan 2018, 14h52
Mulher fitness olhando para o lado
 (Jacob Ammentorp Lund/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Você não alterou nadinha a dieta, mas as pernas parecem estar mais grossas e fechar o jeans ficou mais difícil. O primeiro passo é evitar os alimentos carregados em sódio (sal refinado, comidas muito processadas, refrigerantes e temperos prontos); o segundo, fazer escolhas melhores. Priorize:

Água de coco

Rica em magnésio, cálcio e potássio, a bebida combate a retenção. Consuma todos os dias (300 ml) na fase de inchaço. Outras boas opções: melancia ou melão (1 fatia média) e laranja-lima (1 unidade). “Coma também mais abobrinha e pepino”, recomenda a especialista em nutrição ayurveda Xanda Fogaça, de Belo Horizonte.

Ervas frescas

Elas ressaltam o sabor dos alimentos e, com isso, reduzem
 a necessidade de sal. E ainda garantem substâncias diuréticas, antioxidantes e anti-inflamatórias, especialmente o salsão, a salsinha e o coentro. Mas abuse também do alecrim, do tomilho, do orégano, do manjericão…

Continua após a publicidade

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Chá

Pode ser de erva-doce, cidreira, hortelã e camomila – ervas
 com propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Aqueça a água sem deixar ferver, desligue o fogo, junte a erva, tampe e deixe 
em infusão por 5 minutos. Já a erva-doce, por ser uma semente, deve ser fervida por 5 minutos.

Publicidade