Continua após publicidade

Está estressada? 9 alimentos para melhorar o seu humor

Quem nunca ouviu a frase: "você é o que você come"? Então, os alimentos influenciam diretamente em como nos sentimos. Faça as escolhas certas para ter mais disposição e felicidade!

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 26 abr 2024, 13h42 - Publicado em 30 ago 2016, 09h18
OcsanaDen/ Thinkstock/ Getty Images
OcsanaDen/ Thinkstock/ Getty Images (/)
Continua após publicidade

Os alimentos têm efeito direto na sua sensação de bem-estar, sabia? Ao consumir cafeína, álcool, carboidratos e gorduras, por exemplo, o cérebro faz com que você se sinta revigorada. Isso porque alguns ingredientes liberaram certas substâncias químicas que provocam sentimentos de felicidade e emoção. Descubra quem são os aliados do humor: 

Aspargo
Eles são excelentes fontes de triptófano, substância que aumenta os níveis de serotonina – um neurotransmissor que melhora o humor, embala o sono e alivia a dor. Se os seus níveis de serotonina estiverem baixos, isso pode causar ansiedade, depressão ou tristeza. Então, se você está se sentindo aflita ou sem vontade de fazer nada, adicione alguns aspargos grelhados, refogados ou no vapor em sua próxima refeição.

Frutas e vegetais em geral
Ambos são carregados de vitamina B, responsável pela melhora do humor e aumento dos níveis de energia. Há uma grande variedade dessa substência nos alimentos: espinafre e cogumelos têm vitamina B2, o abacate contém a B3, a banana é rica em B6 e o brócolis B9. Os antioxidantes presentes nesses alimentos também mantêm as células saudáveis e previnem doenças.

 

Veja também: 9 receitas com cúrcuma para melhorar o seu humor

 

Continua após a publicidade

Ômega-3
Salmão, sardinha, atum e camarão contêm ômega-3. A substência aumenta os níveis de serotonina, neurotransmissor que deixa o cérebro feliz e dopamina, substância liberada em momentos de excitação ou prazer (como após um orgasmo). Por isso, pode caprichar nas porções de frutos do mar. 

Óleo de coco
Única fonte vegetal a apresentar alta concentração de ácido láurico – substância com ação antioxidante e anti-inflamatória -, o óleo de coco também combate os radicais livres e a inflamação nas células, deixando o organismo menos resistente à perda de peso. Além disso, o aroma natural de óleo de coco também ajuda a aliviar situações estressantes. Você pode aproveitar o cheiro em um hidratante à base de coco ou cozinhando com o óleo.

Chá verde ou café
Não é nenhuma surpresa que a cafeína aumenta o estado de alerta. Quando você se sentir cansada ou desmotivada para malhar, experimente tomar uma xícara de chá verde, que é rico em antioxidantes, ou uma xícara de café preto, para ganhar pique.

Continua após a publicidade

Chocolate amargo
Coma um quadrado de chocolate 70% cacau (ou mais) para ter um impulso felicidade. O chocolate amargo é uma grande fonte de triptófano, que ajuda na produção de serotonina e causa sentimentos de euforia e excitação. Além disso, aumenta a circulação do cérebro, o que melhora o tempo de reação e solução de problemas.

Carboidratos complexos
Carboidratos aumentam o humor e sensação de bem-estar nos meses de inverno. Desfrute de torradas com geléia e chá como um lanche da tarde ou coma ovos no café da manhã. Prefira os alimentos de digestão lenta – batata-doce, aveia, massas e grãos integrais – que ajuda a segurar a fome por mais tempo.

Quinua
Ela não é só um carboidrato complexo, como também uma proteína completa. A quinua vai manter os seus níveis de açúcar no sangue sob controle e ajudar a evitar as quedas, que podem causar irritabilidade, mau humor e baixa energia.

Publicidade