Você pode até achar que poucas horas de sono durante a noite é um preço pequeno a se pagar pela quantidade de tarefas acumuladas que é possível resolver nesse tempo extra que sobra. Mas se a situação é comum na sua vida, comece a pensar duas vezes. Isso porque madrugadas mal-dormidas acabam descompensando uma série de mecanismos no organismo, em especial, os responsáveis pela manutenção do peso.
Para entender melhor esse processo, estudiosos da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, acompanharam 14 pessoas na casa dos 20 anos por quatro dias inteiros. Os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos: o que deveria dormir oito horas e meia por noite e o que ficaria na cama por apenas 4 horas e meia.
Leia mais: Dormir mal faz você comer 385 calorias a mais no dia seguinte
Os mais cansados acabaram exagerando à mesa – especialmente durante o jantar – e ingerindo cerca de 3 mil calorias no dia. O motivo pelo qual isso acontece é porque, quem descansa a cabeça por pouco tempo no travesseiro, apresenta um nível maior de 2-araquidonilglicerol (2-AG), uma substância química que é capaz de interferir na maneira como o cérebro encara o apetite.
E falando em interferir no apetite, saiba que, de acordo com o estudo Wisconsin Sleep Cohort, da Universidade de Wisconsin, também nos Estados Unidos, quem não prega os olhos direito acaba com um nível de grelina, hormônio responsável por controlar nossa vontade de comer, até 15% abaixo do normal, resultando em um aumento direto do índice de massa corporal.
Mais: Dormir mal pode afetar sua vida sexual
Então já sabe: essa noite, vá para a cama bem cedo. Assim, no dia seguinte, você se mantém na linha e evita os exageros à mesa.