Continua após publicidade

Dieta com pouca gordura emagrece mais do que cortar carboidratos

Low Carb ou Low Fat? Estudo realizado nos EUA revela que cortar a gordura da sua dieta facilita mais a perda de peso do que a redução de carboidratos

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 26 abr 2024, 10h52 - Publicado em 14 ago 2015, 11h22
Ron Chapple Stock/ Thinkstock/ Getty Images
Ron Chapple Stock/ Thinkstock/ Getty Images (/)
Continua após publicidade

A famosa dieta low carb pode estar com os seus dias contados. De acordo com um estudo realizado no Instituto Nacional de Saúde, nos Estados Unidos, cortar a ingestão de gordura da dieta é mais eficiente do que diminuir o consumo de carboidrato. A pesquisa, realizada com pessoas em dietas controladas, analisou cada pedaço de comida ingerido, tempo de exercício e respiração.

No estudo, 19 pessoas obesas foram submetidas a uma dieta com 2.700 calorias diárias. Depois de duas semanas, o grupo reduziu em um terço a ingestão calórica, uma parte cortou o consumo de carboidrato e a outra de gordura. Após esse período, os cientistas analisaram a quantidade de oxigênio e dióxido de carbono presentes na respiração de cada participante e também a quantidade de nitrogênio na urina, para calcular com precisão os processos químicos que ocorrem no interior do corpo durante a dieta.

Dieta com pouca gordura emagrece mais do que cortar carboidratos
Reprodução/ Kevin Hall ()

O resultado, publicado na revista Cell Metabolism, mostrou que depois de seis dias em cada dieta, quem diminuiu a ingestão de gordura perdeu, em média, 463g de gordura corporal – 80% a mais do que aqueles que apostaram em uma dieta com pouco carboidrato, cuja perda média foi de 245g.

Continua após a publicidade

Calma, se você segue uma dieta com pouco carboidrato, nem tudo está perdido. Quando as calorias diárias foram reduzidas, ambas as dietas- analisadas ​​pelo Instituto Nacional de Saúde – levou à perda de gordura, mas o fato é que as pessoas perderam mais quando reduziram a ingestão de gordura.

Para o Dr. Kevin Hall, responsável pela pesquisa e integrante do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, nos Estados Unidos, a teoria de que menos carboidrato leva a níveis mais baixos de insulina é verdadeira, mas o efeito não será o mesmo. “Com a redução de carboidratos, você perde gordura corporal, mas não tanto quando você corta a gordura da dieta”. O pesquisador ressaltou ainda que o importante mesmo é encontrar uma dieta que você consiga seguir e não aquela em que o resultado seja mais rápido.

Publicidade