Continua após publicidade

8 coisas que você deve saber sobre smoothies – se a sua meta é emagrecer

Às vezes, aqueles alimentos que parecem saudáveis, na verdade, são ricos em calorias. Aqui, a gente explica o que a bebida realmente precisa ter

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 26 abr 2024, 13h59 - Publicado em 4 abr 2016, 14h13
Rus32/ Thinkstock/ Getty Images
Rus32/ Thinkstock/ Getty Images (/)
Continua após publicidade

Além de ser prático, o smoothie virou sinônimo de um lanche saudável. Afinal, eles são compostos por frutas, iogurtes, legumes… e todos os alimentos que você desejar colocar. Mas, cuidado: o seu copo (aparentemente) saudável pode se transformar em uma bomba calórica. Por isso, antes de preparar a sua bebida, fique de olho nesses pontos importantes:

1. Pode colocar fruta? Sim! Só cuidado com a quantidade…

As frutas são ótimas para o nosso organismo, mas elas também são ricas em calorias e açúcar. Por isso, se você deseja perder peso, precisa ficar atenta ao tamanho das porções. Uma opção é preparar o suco com a fruta fresca e diluir com água. Também funciona bater a fruta com a casca, sempre que possível, e acrescentar uma raiz ou especiaria com ação termogênica  – gengibre e açafrão, por exemplo. Você também pode incluir sementes, como chia e linhaça, para aumentar a quantidade de fibras e, com isso, reduzir o índice glicêmico da bebida, fazendo com que engorde menos.

2. Quanto mais fibra… Melhor!
Quer se sentir saciada por mais tempo? Aposte nos alimentos ricos em fibras. Para garantir as quantidades necessárias (de 5 a 8g) utilize a fruta com casca (a parte mais rica em fibras), como morangos, maçãs e peras. Você também pode incluir alguns vegetais, como couve e espinafre.

Continua após a publicidade

3. Ah, não se esqueça de caprichar nas proteínas
Assim como as fibras, a proteína é importante para aumentar a sensação de saciedade (adeus, fome!). O recomendo para cada smoothie é algo em torno de 10g, que você pode conseguir incluindo 2 col. (sopa) de manteiga de amendoim ou ½ xíc. (chá) de iogurte grego.

4. Frutas frescas e congeladas são melhores do que as enlatadas

Continua após a publicidade

As frutas em conserva são ricas em açúcar. E, se a sua meta é emagrecer, o melhor é evitar. Se você não conseguir incluir as frescas, pode apostar nas versões congeladas (não se preocupe: os nutrientes continuam garantidos!).

5. De olho nos docinhos…
Agave, mel, adoçante… Eles podem, sim, deixar o seu suco mais saboroso. O problema é que, muitas vezes, eles fazem as calorias do seu smoothie subir rapidinho. Se você ainda sente necessidade de adoçar sua bebida, pode acrescentar especiarias como canela e noz-moscada.

Continua após a publicidade

6. Quer incluir leite? Há versões feitas de soja, arroz, aveia, amêndoas e até quinua
É da turma que não abre mão do smoothie cremoso? Então fique de olho no rótulo. Alguns tipos de leite são mais calóricos e ricos em açúcar, carboidrato e proteína do que outros. Aqui, a gente mostra boas opções para você experimentar (Leite de vaca, castanha e até de arroz. 10 opções para descobrir qual o melhor para você).

7. Comprar a bebida pronta ou fazer em casa?

Continua após a publicidade

A moda dos smoothies invadiu as lojas de comida saudável. Verdade seja dita: comprar é muito mais prático e rápido do que preparar em casa. Mas para controlar a quantidade de calorias, proteínas e todos os outros nutrientes que listamos acima, você precisa fazer a bebida em casa. Por isso, já para a cozinha!

8. Olho no rótulo
Ok, você está decidida a comprar sua bebida pronta. Tudo bem! Só fique de olho nas calorias, açúcares, gorduras e carboidratos de cada produto para não comprometer a sua dieta.

Publicidade