Continua após publicidade

4 (ótimos) motivos para você incluir mais fibra no cardápio

Encontrada em alimentos como grãos integrais, frutas e legumes, as fibras são essenciais para uma dieta balanceada! Descubra outros motivos para aumentar a ingestão desses alimentos

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 26 abr 2024, 13h36 - Publicado em 27 set 2016, 11h35
Anna Pustynnikova/ThinkStock/GettyImages
Anna Pustynnikova/ThinkStock/GettyImages (/)
Continua após publicidade

As fibras são classificadas em dois grupos: solúveis e insolúveis. O primeiro, que se liga à água, forma uma espécie de gel no intestino, é encontrado na aveia, na maçã, na laranja, no limão, na lima, na pera e nas leguminosas. Como absorvem água, é preciso beber muito líquido para que cumpram seu papel. As insolúveis, que não são absorvidas pelo corpo, aumentam o volume das fezes e facilitam a eliminação. Estão nas verduras, legumes, farelos, cereais e grãos. 

Além disso, elas fazem com que o organismo como um todo funcione melhor e, consequentemente, deixe de estocar gorduras na barriga, nos quadris, nas coxas. Vários estudos associam o consumo adequado dessas substâncias à redução de riscos de doenças crônicas, entre elas as cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer. Entenda por que você deve incluir as fibras no cardápio já:

1. Elas ajudam a emagrecer
A ingestão de fibras faz com que você se sinta satisfeita por mais tempo, já que organismo demora mais para digeri-las. A sugestão é colocar no prato mais verduras, legumes, grãos integrais e outros alimentos ricos em fibras. Eles garantem refeições mais volumosas e menos calóricas, evitando quilinhos extras sem grandes sacrifícios à mesa.

Veja também:  5 alimentos com mais fibras do que uma maçã

Continua após a publicidade

2. Mantêm os níveis de colesterol baixos
Alimentos ricos em fibras são cientificamente comprovados como bons aliados para reduzir o colesterol ruim. Em um estudo realizado pela Universidade de Toronto, pesquisadores mostraram que uma dieta com mais de 1/3 de alimentos ricos na substância é capaz de reduzir o colesterol ruim em 33% – os voluntários viram a queda logo na primeira semana.

3. Melhora a saúde da pele
Incluir mais fibras no cardápio melhora o funcionamento do intestino, o que ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Bônus: você fica mais saudável e a aparência da sua pele também fica mais bonita. Além disso, alguns alimentos ricos na substância contêm fitoquímicos como o resveratrol (a mesma substância do vinho tinto com o poder de proteger o coração e manter a pele jovem por mais tempo).

4. Previne o câncer
Há algumas pesquisas que sugerem que uma dieta rica em fibras pode ajudar a prevenir o câncer de colón, embora as evidências ainda não sejam conclusivas. Dietas ricas na substância também estão ligadas a um menor risco de outros cânceres do sistema digestivo, como estômago, boca e faringe.

Publicidade