4 hábitos da dieta vegetariana que podem levar ao ganho de peso
A nutricionista Alessandra Luglio afirma que um prato livre de proteína animal nem sempre é saudável e menos calórico
No Brasil, existem cerca de 16 milhões de pessoas que não comem carne, segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira. A maioria faz isso por respeito à vida dos animais e pela preservação do meio ambiente.
Perder peso não tem a ver com o propósito do vegetarianismo, mas muita gente tem aderido ao regime alimentar por achar que reduzir as calorias da proteína e gordura animal facilita a missão de enxugar medidas.
“Não dá para presumir que um prato vegetariano seja sempre mais saudável e menos calórico”, alerta a nutricionista Alessandra Luglio, diretora do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira. “Um hambúrguer à base de grãos com refrigerante e batata frita é um combo vegetariano, mas está longe de ser recomendável.”
Abaixo, quatro hábitos que podem fazer a vegetariana engordar
1. Esquecer a proteína.
Ok, você não quer mais
a versão de origem animal, mas não deixe de incluir no prato outras fontes desse nutriente, como as leguminosas. A proteína é digerida mais lentamente e prolonga a saciedade.
Leia mais: Vegetarianos ou veganos precisam fazer suplementação de proteína?
2. Comer muito queijo e massa.
Sem carne, parece que sobra mais espaço para eles no prato, mas não caia nessa: essas delícias podem ser altamente calóricas. E, na versão refinada, massas fazem o estômago roncar rápido.
3. Exagerar nas castanhas.
Elas oferecem gorduras do bem, nutrientes importantes e matam a fome. Mas uma única castanha-do-pará contém 27 calorias.
4. Deduzir que “prato sem carne = saúdavel”.
Refrigerante com batata frita e cookie de sobremesa é uma opção vegetariana. Precisa dizer mais alguma coisa?
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=o-jJgFOM918%5D
Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA