Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

Vício em dopamina

Por Priscila Conte Vieira
6 ago 2022, 07h47
recebidos da redação
 (Khosrork/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

A dopamina é um neurotransmissor, produzido naturalmente no nosso corpo, ele atua levando informações para as diversas partes do corpo e quando é liberado, gera a sensação de prazer! A falta dela causa a diminuição de prazer, porém, quando está em excesso pode gerar alguns vícios.

A dopamina causa impulsos nervosos que vão promover as sensações de recompensas e nos gerar prazer, porém, quando ficamos sempre em busca de prazeres “fáceis” e deixamos de lado o propósito, nos afastamos do que já contei em um outro texto aqui sobre a felicidade ser justamente o equilíbrio entre prazer e propósito, e não apenas um deles.

Ou seja, quanto mais focamos nossa atenção para sentir prazer o tempo todo, mais ficamos viciados em prazeres que, a longo tempo, não serão mais tão prazerosos assim!

Por exemplo: uso exacerbado de redes sociais, vídeo game, plataformas de streamers, buscamos prazer pra saciar alguma vontade nossa, gerando um prazer momentâneo porém, a qualidade desse prazer pode ser baixa, então buscamos novamente estímulos para tentar suprir essa vontade e manter o mínimo de felicidade. Porém, o corpo vai se acostumando com as escolhas que vamos fazendo e gerando o vício por esses prazeres.

E o que é preciso ser feito para resgatar a felicidade “genuína” e se livrar desses prazeres fáceis e momentâneos? Precisamos aprender a pausar e a regular nossos prazeres por mais profundos e elaborados, daqueles que envolvemos propósito por trás. Precisamos voltar a sentir tédio de vez em quando e deixar o nosso cérebro ser criativo e pensar em novas maneiras de se divertir!

Continua após a publicidade

Ter todos esses prazeres tão de fácil acesso, muitas vezes na palma da mão, faz com que deixemos de dar tanto valor, então precisamos voltar a buscar momentos de prazer com propósito, envolvendo dedicação e, portanto, mais satisfação. Estabilizar os níveis de dopamina, encontrar prazer nos pequenos atos, apreciar o momento presente para ficar mais sensível aos estímulos simples! 

Agora pare e pense um pouco: Voce realmente sente prazer nas coisas que faz? Mexer no celular te gera prazer? Por quanto tempo ele permanece? Comer doces desenfreadamente gera prazer? O quanto você precisa daquele alimento para te gerar essa satisfação? Quais outros momentos da sua vida você sente prazer? Como pode implementar mais momentos de prazer com propósito? Aprenda a lidar com o tédio, saiba esperar e sentir o tempo, sem precisar deixar sempre uma tv de fundo, já acordar e se conectar com as notificações do celular ou rolar o feed das redes sociais!

Estou com você nessa jornada, buscando sempre encontrar o equilíbrio entre os prazeres e propósitos da vida, para ser ainda mais feliz! 

________________________________________________________________________

Continua após a publicidade

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante, mentora e professora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva e em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte

Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Publicidade