Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

Como lidar com a ansiedade

Por Priscila Conte Vieira
29 out 2022, 09h30
Mulher agachada com as mãos na cabeça
 (RODNAE Productions/Pexels)
Continua após publicidade

Estamos vivendo dias ansiogênicos por si só. Só de estarmos no período entre 1o e 2o turno das eleições e esperar o resultado das apurações de votos já é algo desafiador, agora se agregarmos outros acontecimentos que estão por vir como a Copa do Mundo e as festas de fim de ano, pode dar uma aumentada no nosso sentimento. Isso é claro, sem contar com a ansiedade que cada um pode estar tendo por demandas pessoais.

A ansiedade é a angústia, a incerteza, insegurança por algo que está para acontecer. Ela é natural, ou seja, vai acontecer para todas as pessoas, a diferença é a forma como cada um lida com ela, a frequência que ela aparece e o impacto do sofrimento no dia a dia do indivíduo.

É isso que diferencia quem tem crises de ansiedade, transtorno de ansiedade generalizada (TAG) para quem está se sentindo ansioso. O texto de hoje é para te dar dicas para lidar com a ansiedade “normal”, não a TAG.

Uma das ferramentas que mais gosto de utilizar nesses momentos é a dos 4P’s, que aprendi no curso de Psicologia Positiva:

Continua após a publicidade

  • Pausa (respire fundo, perceba onde está essa angústia no seu corpo, relaxe seu corpo, de nome ao que você está sentindo).
  • Permissão para ser humano (diga a si mesmo que está tudo bem sentir esse sentimento, que você é humano, que pode errar e aprender com os erros).
  • Perspectiva (perceba o que está acontecendo ao seu redor, qual situação você se encontra, se já viveu isso antes, como fez para passar por situações parecidas, reflita sobre o que esse problema significará para você daqui a 5 anos).
  • Plano (agora sim vem o momento de pensar na sua ação e decidir como lidar com a situação).

Se conseguirmos colocar em prática esses passos, conseguiremos lidar muito melhor com os nossos problemas! Conseguiremos manejar a ansiedade e responder de forma consciente e não reativa. Conseguiremos nos acolher e tomar uma decisão coesa com a situação, sem ir do estressor direto para a resolução.

E veja bem, para alguns problemas, o plano pode ser de não fazer nada, quando não depende de nós. E em momentos assim precisamos aprender a controlar a nossa mente, pensando que “se eu não posso resolver, resolvido está”, e se acalmar com o que temos no momento.

No que depender de nós, podemos dar o nosso melhor para resolver, mas no que não depender, podemos fazer atividades que nos dão prazer para conseguir colocar nosso foco e atenção em outras coisas. Por exemplo, para o resultado das eleições de amanhã, muito provavelmente você não poderá fazer mais nada, depois de ter ido votar, precisará esperar. E para isso não ser tão angustiante, você pode se planejar antes e já pensar nas coisas que gostaria de fazer até a apuração de votos se encerrar.

Continua após a publicidade

Faça o melhor que você puder e se recorde que isso é o suficiente!

________________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva e Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL, também criadora do Podcast Respira, não pira e professora do curso Reset Stress.

Continua após a publicidade

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte
Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3

Publicidade