Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

O que fazer em dias difíceis

.

Por Priscila Conte Vieira
28 jan 2023, 07h00

Hoje quero te ensinar a colocar em prática uma ferramenta que gosto muito e utilizo com meus pacientes em sessão, para auxiliá-los a enfrentarem dias difíceis: a caixa dos primeiros socorros!

Mas Pri, como assim? Essa caixa é destinada aos aspectos emocionais da sua vida. Então para dias de angústia, de tristeza, de ansiedade, de raiva… É uma estratégia para que você consiga passar por tudo com mais leveza, fazendo uma ativação comportamental para a mudança de humor, ou seja, fazendo atividades que vão te auxiliar a melhorar a sua sensação de bem-estar!

Então, o primeiro passo é criar uma lista de coisas que te auxiliam a se sentir bem, que te geram conforto, alegria e tranquilidade. Podem ser coisas completamente supérfluas ou extremamente específicas, não importa, mas é importante que sejam coisas saudáveis e que não te gerem prejuízos futuros! Além disso, precisam ser coisas que façam sentido para você, afinal, cada pessoa é diferente e cada um tem o seu gosto.

Exemplo pessoal, banana amassada com canela no microondas é uma comida que me gera muito acolhimento, então posso colocar na minha lista de coisas que vão me fazer bem em dias desafiadores! Assim como estar em contato com a natureza e tomar sol!

Pode ser coisas como: olhar o céu, respirar fundo 3 vezes, ligar para um amigo, ouvir uma playlist específica, ler seu livro favorito, ver um desenho animado, passar tempo vendo vídeos de cachorros e nenéns, tomar um chá, dormir, sentir o cheiro de algum perfume… Veja o que faz sentido para você e anote na sua lista!

Agora que entra a ferramenta. Só saber o que te faz bem não basta, você precisa ter isso de fácil acesso para implementar nos dias que não está se sentindo tão bem! Então você pode pensar em criar essa caixa fisicamente ou até desmembrá-la em certos aspectos, por exemplo:

Continua após a publicidade

Eu tive um paciente que relatou que um episódio específico dos Simpsons o fazia feliz, então ele já deixava baixado em modo offline no celular para poder acessar nesses dias! Uma outra paciente amava uma cantora específica, então ela já tinha baixado no celular uma playlist de “resgate emocional”. Um outro paciente adorava ver vídeos de carros, então já tinha suas páginas favoritas do instagram e era só acessá-las para mudar seu humor.

Podemos também aproveitar que estamos refletindo sobre isso e compartilhar as coisas que nos auxiliam com as pessoas que mais convivem conosco. Então converse com seus companheiros, pais ou filhos e falem algumas dessas coisas da sua lista. Assim, quando eles perceberem que você não está tão bem, podem já ligar aquela música que você ama ou até mesmo te recordar de olhar para o céu (:

Toda ajuda é bem vinda e não devemos pensar nessa “caixinha” como a salvadora dos nossos problemas, afinal ela só vai atuar na melhora do sintoma mas não na causa do problema, ok?

Espero que você consiga montar a sua caixa e ficaria muito feliz se você compartilhasse comigo algumas das coisas que você escreveu na sua lista!

———————————————————————————————-

Continua após a publicidade

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva e Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL, também criadora do Podcast Respira, não pira e professora do curso Reset Stress.

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte

Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3

Publicidade

Publicidade