Como ser menos controlador
Viver com uma mentalidade controladora é uma batalha constante. A necessidade de planejar e antecipar cada passo pode ser esmagadora, especialmente quando nos deparamos com a incerteza do futuro. No entanto, é importante entender que não saber exatamente como as coisas vão se desenrolar pode ser mais leve do que parece. Abraçar a incerteza pode ser libertador e permitir que você desfrute mais plenamente da vida.
Imagine uma vida em que você não precisa controlar cada detalhe. Uma vida em que você pode abraçar a incerteza com aceitação e confiança. Nesse estado, você permite que as coisas fluam naturalmente, sem a constante necessidade de ter um plano rígido para tudo. Aqui, a liberdade e a espontaneidade são valorizadas. Essa abordagem pode trazer um senso profundo de alívio e alegria, à medida que você se abre para as surpresas e oportunidades que a vida oferece.
O nome disso é “amor fati“! Uma ideia que sugere que, em vez de tentar controlar tudo, devemos amar e aceitar a realidade como ela é, com todas as suas imperfeições e incertezas. Isso não significa ser passivo ou negligente, mas sim abraçar a vida com uma atitude mais flexível e compassiva. É uma expressão latina que significa ‘amor ao destino’, ‘amor ao fado’. No estoicismo e na filosofia de Friedrich Nietzsche, significa a aceitação integral da vida e do destino humano.
5 dicas para abraçar a incerteza:
1Desafie-se a não fazer planos por um dia
Experimente um dia em que você não faça planos antecipados. Deixe-se levar pelo momento e veja para onde a vida o leva. Essa prática pode ajudar a reduzir a necessidade de controle.
2Aprenda a dançar
A dança é uma forma maravilhosa de se soltar e abraçar a espontaneidade. Não importa se você é um dançarino experiente ou não, apenas dance e sinta a liberdade que vem com o movimento.
Abra-se às Mudanças
Esteja disposto a aceitar mudanças e reviravoltas na vida. Veja essas mudanças como oportunidades para crescimento e desenvolvimento pessoal, confiando no amor fati que guia seu caminho.
4Viagem de última hora
Planeje uma viagem de última hora ou um passeio espontâneo para um lugar que nunca visitou antes. Deixe-se surpreender pela aventura que pode acontecer quando você se permite sair da zona de conforto.
5Atos aleatórios de bondade
Faça algo de bom para alguém sem um motivo específico. Isso pode ser uma maneira de praticar a generosidade sem expectativas, o que ajuda a liberar o controle sobre as reações das outras pessoas.
Lembrando que abrir mão do controle não significa negligenciar suas responsabilidades ou desistir de suas metas. Pelo contrário, trata-se de abraçar a jornada com mais flexibilidade e menos ansiedade, permitindo que a vida surpreenda você de maneiras maravilhosas que você nunca imaginou. Portanto, solte as rédeas do controle e abra-se para as infinitas possibilidades que o futuro pode trazer.
________________________________________________________________________
Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)
Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3