Você tem cuidado da sua mente?
Estamos em Setembro Amarelo que fala sobre a conscientização do suicídio, que geralmente ocorre por conta da depressão. Com isso, chama grande atenção para o assunto “saúde mental” de novo.
Estudos recentes, principalmente pós pandemia, mostraram um aumento da angústia, ansiedade e depressão.
Antes da COVID, o Brasil já era o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2020. Isso só piorou nos últimos anos.
Existem diversos estudos sobre Mindfulness que se referem aos efeitos positivos da prática da atenção plena em pessoas com diagnóstico de depressão, em especial naquelas com quadros recorrentes, como uma forma de prevenção de recaídas. Além de reduzir de forma significante estresse e ansiedade, que já melhora nossa vida de forma geral, aumentando a sensação de bem-estar.
As pessoas diagnosticadas com depressão, tanto com sintomas recentes e agudos, como em quadros crônicos de longo prazo, respondem bem ao treinamento de Mindfulness, obtendo um efeito significativo na melhoria dos sintomas.
Cuidar da mente não é frescura, não é besteira. É algo essencial e ninguém deve ter vergonha de pedir ajuda. Ter saúde mental não significa ser feliz o tempo todo ou ser “good vibes only” ou não ter problemas. Todos nós temos desafios, pensamentos negativos e dias ruins. Faz parte de ser humano.
Todo mundo sente tristeza, frustração, etc. Mas a prática de Mindfulness nos traz mais equilíbrio emocional para lidar com os desafios que surgem.
Para que possamos viver apesar deles e não em função deles.
Lembrando que a prática não substitui nenhum tratamento médico (com psiquiatra ou psicólogo), é complementar e pode potencializar os resultados do tratamento.
Vamos começar a colocar em prática? Clica nesse link e tenha acesso a uma degustação gratuita do Clube de Meditação online pra te ajudar a cuidar da sua mente.