Imagem Blog

Saúde no Trabalho, com Bianca Vilela

A fisiologista do exercício Bianca Vilela dá dicas de exercícios e abordagens para melhorar a saúde no trabalho
Continua após publicidade

Lições importantes para a vida que aprendi com meu pai e minha mãe

Por Robert Wong
1 Maio 2023, 09h30
Lições que aprendi com meu pai e minha mãe
 (senivpetro/Freepik)
Continua após publicidade

Olá, queridos leitores da Boa Forma, hoje trago a vocês um magnífico texto do grande Robert Wong, fundador, sócio e CEO da Robert Wong Consultoria Executiva. Ele é autor dos livros “O Sucesso Está no Equilíbrio” que está em sua 14ª edição e “super dicas para conquistar um ótimo emprego”.

Robert é reconhecido como um dos palestrantes mais influentes e destacados no mercado. Sempre falamos em sucesso, prosperidade e saúde plena, porém nos esquecemos do que nos é intrínseco. Então, o texto da minha coluna deste mês é um bálsamo, para que possamos nos conectar com nossa essência. Algo leve. Boa leitura.

LIÇÕES IMPORTANTES, RELEVANTES PARA A MINHA VIDA, QUE APRENDI COM MEU PAI E MINHA MÃE

Há tantas lições importantes e valiosas que aprendi nesta bela jornada chamada Vida, convivendo com papai e mamãe. Dessas, sempre achei que eles nos deram os dois bens mais preciosos para “vencermos” na vida, a saber, RAIZES (valores, cultura, sabedoria, princípios, educação) para servir como uma base sólida para enfrentar os desafios … e ASAS (autoconfiança, ousadia, curiosidade, persistência, coragem) para poder voar em direção aos nossos sonhos! Entre as lições que aprendi com eles, vou expor três que considero os recursos, ou melhor ensinamentos, mais significativos, uma vez que me influenciaram e ainda me influenciam de várias maneiras.

Continua após a publicidade

Uma delas é a SAÚDE! A Saúde, uma das dádivas mais desejadas e sagradas, é formada pelos suportes físicos, mentais e espirituais e deve ser a base da vida para iniciar e, mais importante, completar as várias atividades e projetos em que se gostaria de se envolver. Como bônus, você poderá deixar um legado precioso, e talvez até uma herança material, para seus entes queridos e para a sociedade em geral. Quando eu ainda era muito jovem, Baba (Papai) compartilhou sua compreensão sábia e instigante do conceito de saúde. Segundo ele, a Saúde representa o nº 1 em uma série de acúmulos possíveis que temos ou podemos acumular ao longo da vida.

Se, além da saúde, eu tiver amigos, acrescentaria um zero após o # 1; em essência, eu teria ativos dez vezes maiores do que o que tinha inicialmente. Em outras palavras, meu valor cresceu de 1 para 10, ou seja, ele multiplicou dez vezes. Na mesma linha de raciocínio, meu pai adicionaria outro zero a esse número para cada nova conquista/ganho, seja ele amigos, dinheiro, um emprego, um bom salário, sucesso profissional, etc.1, 10, 100, 1000… Como jovem e imigrante recente no Brasil, e com uma sensação peculiar de estar um pouco deslocado nesse novo ambiente, de repente me senti muito rico.

Vendo meu interesse, meu pai me cutucou. Logo, ele transformou minha fortuna em 1.000.000! Como?!? Bem, o número 1 inicial, que correspondia à minha saúde, foi seguido por vários 0´s representando meus amigos, dinheiro, educação, um ótimo trabalho, minha própria família, uma linda casa, etc.… você escolhe! Como resultado dessa parábola, eu havia me tornado, na minha mente, um milionário e, quando criança, eu queria ir ainda mais longe, me tornar um bilionário. “Mais, pai, mais!” exclamei com a imagem daquele 1.000.000.000
mágico em minha cabeça.

Continua após a publicidade

Em cima da sua sabedoria arraigada e paciência serena, papai respondeu: “Filho, aquiete-se um pouco e agora me escute com atenção”. Você já deve imaginar como terminou a narrativa de meu pai. Olhando diretamente nos meus olhos, ainda brilhando com os milhões possíveis, papai disse: “Filho, se você perder a saúde, o que acontece?” Após um silêncio ensurdecedor que parecia interminável, ele continuou: “Filho, você não tem mais aquele número 1 na frente. Então, o que lhe resta? Apenas zeros”. 0000000000 … “Então, de que adianta ter família, amigos, dinheiro, poder, bens materiais e tudo mais, se Saúde – o número 1 na equação e que dá significado e valor a todo o resto – estiver faltando?” UAU! Esse número 1, que na época parecia tão pequeno e insignificante para mim, é o fator que daria sentido e valor à minha existência geral e me ajudaria a valorizar
e investir efetivamente na minha Saúde – física, mental e espiritual! Em termos práticos, papai simplesmente ditaria que, para ter boa saúde, é preciso fazer o seguinte todos os dias: “Durma bem, coma bem e Dà-bien bem!” (Tradução: Dà-bien = evacuar). É isso que bebês saudáveis fazem todos os dias! É ou não é?

Robert Wong 

Publicidade