Saúde no Trabalho, com Bianca Vilela

A fisiologista do exercício Bianca Vilela dá dicas de exercícios e abordagens para melhorar a saúde no trabalho
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Trabalhar em ambiente organizado proporciona paz e muita eficiência

Conversei com um expert para te dar dicas sobre organização

Por Bianca Vilela
13 dez 2021, 14h00

Quando você entra no seu escritório, seja em casa, ou na empresa, você se sente confortável, ou angustiado devido a tanta bagunça? Se a segunda opção é a que mais combina com o seu ambiente de trabalho, então pode apostar que a organização é a solução para os seus problemas!

Segundo a personal organizer Jú Aragon, a organização é um longo processo.

Primeiramente, é preciso olhar para tudo o que você já tem e analisar item por item. O objetivo é dividir em pilhas para dar o destino correto para cada objeto: a doação, o lixo ou a volta para seu armário. E claro, não devemos esquecer de que lixos eletrônicos devem ser descartados em locais específicos (cabos, fios, aparelhos que não servem mais). 

“Cuidado com sua mesa de trabalho, ela precisa ser clean e agradável. Uma mesa livre de acúmulo, com certeza resulta em um ambiente mais gostoso e acolhedor. A organização poupa tempo, espaço, favorece a criatividade, ajuda a definir as atividade que são essenciais e prioritárias”, afirma a especialista. 

Na prática, entendemos que a organização favorece a produtividade e consequentemente seu rendimento no trabalho. Quem não quer ter uma mais leve e com ótimos resultados? 

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E não pense que o excesso de recados e lembretes espalhados pela área de trabalho irá ajudá-lo a ser mais produtivo, ao invés disso eles podem confundi-lo e deixar que atividades sejam cumpridas. Jú recomenda o uso de planners, agendas físicas ou digitais; essas sim vão lhe direcionar para o caminho correto, de acordo com horários e locais já definidos.

Toda essa desordem que falamos até agora pode gerar inclusive uma dificuldade na limpeza do ambiente. Mantê-lo livre de poeira e ácaros torna-se impossível quando temos muitos objetos por cima de mesas e bancadas. Saúde é prioridade!

A organizer reforça que uma ferramenta simples e bem conhecida por pessoas organizadas é o uso de etiquetas. Esse tipo de comunicação pode ser usada em pastas, gavetas, prateleiras, armários. Quanto mais você indicar onde cada objeto deve “morar”, mais fácil será manter a organização, principalmente quando o local é frequentado por várias pessoas diferentes. 

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“Ah, e preste bastante atenção na hora de nomear arquivos, principalmente os que são compartilhados por vários funcionários. Os nomes devem ser genéricos e fáceis de identificação por toda a equipe. É importante pensar que se um dia que você precisar se ausentar, outro funcionário deve facilmente encontrar o que busca”, afirma.

Quando organizamos o espaço, acalmamos nossa mente!

BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na Boa Forma fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. 

Instagram: @biancavilelaoficial

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