Há alguns anos atrás, quando eu fiz residência de dermatologia, os estudos diziam que a alimentação não tinha relação com acne. Porém, como sempre, a clínica é soberana! E se algum paciente relatasse relação de algum alimento com aparecimento de maior quantidade de lesões de acne, nós orientávamos que ele tentasse evitar tal alimento (doce, gordura, amendoim, entre outros).
Com o tempo, observamos que os estudos foram “mal feitos” e seus resultados mal interpretados, porque na verdade, há sim relação dos alimentos ingeridos com o aparecimento de acne.
Nos últimos estudos, “bem feitos”, ficou provada a relação do leite e seus derivados com o maior aparecimento de acne. É importante dizer, que o aparecimento de acne apresenta uma predisposição genética, portanto, apenas as pessoas propensas terão lesões com consumo exagerado de certos alimentos.
O leite em excesso pode produzir estímulo da atividade hormonal, da inflamação, e da produção de sebo e da proliferação de bactérias que estão associados diretamente à acne.
Alguns tipos do whey protein são derivados da proteína do leite e por esse motivo podem sim causar ou piorar a acne nas pessoas predispostas. Existem estudos que indicam o Whey como influenciador importante da acne resistente. Por ser rico em IGF-1, um hormônio semelhante à insulina 1, ele pode aumentar a produção de sebo e influenciar o aparecimento ou o agravamento da acne.
DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)