O que é o suor e para que serve?
O suor ou a transpiração é um processo natural e uma resposta fisiológica que ocorre no nosso organismo.
Antes de falar do suor, é fundamental falarmos das glândulas sudoríparas, que são estruturas tubulares, localizadas na camada mais profunda da pele (derme), mas que desembocam na epiderme (camada mais superficial da pele).
Possuimos cerca de 3 milhões de glândulas sudoríparas, que estão distribuídas por todo nosso corpo, como áreas que são mais numerosas como região plantar, palmar e axilas.
Possuimos 2 tipos de glândulas sudoríparas: as écrinas (que estão por todo nosso corpo) e as apócrinas (estão nas axilas e região genital). Essas glândulas produzem o suor que é uma substância incolor, inodora, composta de 99% de água e sais minerais como sódio, potássio, cloretos, assim como ureia, amônia e algumas proteínas.
A capacidade de produzir o suor varia de indivíduo para indivíduo, de acordo com sexo, idade, raça e fatores endógenos (infecções, hipertiroidismo etc.) e exógenos (calor, atividade física, alimentos. etc.), assim como as questões emocionais.
Habitualmente, produzimos suor em uma quantidade que varia de 0,1 a 1,0L por dia, podendo chegar até 10-12L/24 horas em situações extremas.
QUAIS AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO SUOR?
A nossa temperatura corporal varia em torno de 36-37°C. Logo, em momentos em que ocorre elevação da temperatura acima destes valores, temos, no nosso cérebro, no hipotálamo, um centro termorregulador que, ao perceber essa alteração, encaminha, através do sistema nervoso simpático, estímulos para as glândulas sudoríparas, para produzirem o suor. Assim, por meio de resfriamento e evaporação, há a redução da temperatura corporal.
Então, a função primordial e mais significativa do suor é regular a nossa temperatura corporal que, em situações extremas como épocas de calor, atividade física, febre etc., ocorre o estímulo para produzir o suor na superfície corporal que, por meio da evaporação, tem como consequência a redução da temperatura do corpo.
O suor auxilia também na manutenção da hidratação da camada mais superficial da pele. Como no suor ocorre eliminação de ureia, amônia, eletrólitos (como sódio, potássio, cloro etc.), podemos perceber também que, através da transpiração, ocorre eliminação dos dejetos que são produzidos no nosso organismo em decorrência do metabolismo, assim como funciona no auxílio na regulação hidroeletrolítica corporal.
No suor, podem ser eliminados alguns medicamentos bem como alguns alimentos, como o alho, que tem a capacidade de funcionar como repelente.
Dra. Trícia Simões, médica dermatologista mineira e sócia da Duoderma (@duoderma).