BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Sabonetes suaves são realmente eficazes?

.

Por Maria Eugenia Ayres
12 set 2023, 08h18

Embora muitas pessoas desconfiem da eficácia dos limpadores e sabonetes suaves, não há motivo para se preocupar: eles realmente higienizam a pele e, também, são eficazes em matar os vírus, incluindo o coronavírus, segundo estudos.

A pele possui um manto lipídico, que é como se fosse uma “película lubrificante” na sua superfície. Esse manto lipídico tem função de proteção e de preservar a hidratação e a saúde da pele. A lavagem excessiva das mãos com sabonetes abrasivos pode acabar ‘destruindo’ essa camada lipídica protetora e o resultado será uma pele mais ressecada.

Produtos que garantam limpeza suave podem contar com ativos como o CleanSoap DH, uma base dermocosmética aniônica concentrada para manipulação de sabonetes líquidos e mousses de limpeza. Ela promove higienização sem agredir a pele, já que possui formulação suave, hipoalergênica e ph balanceado. Além disso, possui excelente compatibilidade com a pele e mucosas. Sua composição é rica em ingredientes de origem vegetal, isentos de solventes e biodegradável. Sua espuma é leve e suave.

O uso desses ativos é fundamental para evitar a dermatite de contato irritativa, que causa inflamação, bolhas e rachaduras na pele, o que aumenta a transmissão de bactérias e vírus.

Continua após a publicidade

O uso de agentes adicionais, como hidratantes para ajudar a proteger a pele, não impede a atividade antiviral dos produtos. Ativos como Amisol Trio e Bioex Cerais podem ser usados nas formulações. O primeiro é um complexo de fosfolipídeos, glicolipídeos, vitamina F e esterois de soja, que reforçam a função de barreira da pele repondo as frações lipídicas de nossa pele. Já Bioex Cereais é uma solução hidroglicólica de peptídeos de proteínas de cereais, associado com Extrato de Aveia. Ele possui efeito restaurador e protetor, conferindo maciez, brilho e textura agradável à pele. Dessa forma, também ajuda a evitar e a tratar dermatites.

Respondido por:

Maria Eugenia Ayres, graduada em Farmácia Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz com Pós-Graduação em Farmacologia Clínica. Atua no Setor Magistral desde 2000 onde atualmente é Gerente Técnica da Biotec.

Publicidade

Publicidade